Semana de moda praia de Miami gera quase USD 2 milhões em negócios para marcas brasileiras

02/08/2018

 

 

Entre os dias 14 e 17 de julho, uma delegação com 24 marcas brasileiras participou da Swimshow (14 a 17) e da Cabana (14 a 16), feiras de artigos de praia que aconteceram durante a semana de moda de Miami, nos Estados Unidos. O grupo recebeu apoio dos programas de exportação Texbrasil, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), e Fashion Label Brasil, da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). As marcas realizaram quase USD 2 milhões em vendas durante a temporada.

Na feira Cabana, Adriana Degreas, Água de Coco by Liana Thomaz, Clube Bossa, Haight, Lapima, Lenny Niemeyer, Nannacay, Parioca, PatBo, Salinas, Sinesia Karol, TM, Vix Swimwear e Waiwai apresentaram suas novidades ao público norte-americano e compradores internacionais do segmento de moda praia e somaram USD 1,4 milhão em negócios. As expectativas em vendas para os próximos 12 meses também são ótimas: ultrapassam os USD 5 milhões.

Já as marcas que participaram da Swimshow – Amir Slama, Dalai Beachwear, Despi, Karla Vivan Beach Brazil, Feriado Nacional, Guria, Larissa Minatto, MOS Beachwear, SHORTS.co e Sol e Energia – declararam ter vendido USD 541 mil em produtos do segmento de moda praia, com expectativa de vendas de USD 2,7 milhões.

Para Camila Ckless, uma das sócias da Guria Beachwear, a cada ano que passa, a marca tem um retorno melhor na feira. “Participamos há quase 10 anos da Swimshow. Nossos principais clientes sempre visitam o evento, e neste ano não foi diferente. Além de atendê-los, também conseguimos fazer novos contatos, de países como Líbano, Canadá e Polinésia Francesa”, comenta.

E acrescenta: “nossa estratégia é participar todo ano e mostrar aos clientes nosso comprometimento com o mercado e a credibilidade aos novos compradores”. explica. Camila também explica que a Swimshow é uma feira bem focada no nicho que a Guria Beachwear trabalha e há muitos compradores alinhados com o público-alvo da marca especialmente do Caribe e dos Estados Unidos.

Sobre o Fashion Label Brasil

O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, cuja proposta é posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a ABEST

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. A sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 122 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do mundo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 45 bilhões.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.  A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospetivas e comerciais, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

 

 

 

Cabana, Swimshow