Sol Sports ajuda a transformar sobra têxteis em fantasias de carnaval

18/03/2022
Marcio Paloschi com figurino feito com as sobras têxteis da Sol Sports

A Sol Sports está contribuindo com a circularidade de materiais com a doação de sobras têxteis para a criação de fantasias de carnaval e figurinos. A empresa, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – atua no mercado de sportswear e paragliders, e cedeu mais de 200 quilos para as iniciativas.

O processo foi feito em parceria com o figurinista e artista visual Marcio Paloschi, que usou os tecidos para produzir fantasias da escola de samba Grande Rio, e também na concepção do cenário e figurino da Ópera “As Bodas Fígaro”, exibida em janeiro, em Santa Catarina.

“O Marcio nos apresentou a ideia, que rapidamente entendemos estar alinhada com nossos princípios e ações que envolvem a sustentabilidade e foco na economia verde”, comenta a responsável pela área de relações internacionais da Sol, Patricia de Oliveira Souza.

Para a Grande Rio, Marcio criou fantasias para alas e carros alegóricos. Já na ópera, todo o cenário, além do figurino da soprano. Segundo Patrícia, Paloschi é o parceiro ideal para a Sol: “ele realiza muitas pesquisas e está inserido no mundo das artes e moda, que possibilitam o uso criativo de materiais que seriam descartes”, comenta.

Patrícia conta ainda que a Sol planeja diversas outras iniciativas envolvendo reaproveitamento de materiais. A marca deve desenvolver, em breve, parcerias em outras áreas da economia criativa, incluindo artesanato, decoração do lar e acessórios de vestuário.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

circularidade, figurino, sobras texteis, Sol Sports