Sustentabilidade no setor têxtil e de confecção é tema de workshop na Abit

17/06/2016

Na última quarta-feira (15), a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) recebeu empresários e pesquisadores para um workshop sobre como a sustentabilidade pode se inserir e potencializar as estratégias do setor têxtil e de confecção. O evento foi resultado de uma parceria entre o Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e o Uniethos, consultoria especializada em sustentabilidade para o setor.

Abordando questões relacionadas aos aspectos sociais e ambientais que impactam a cadeia da moda, o evento apresentou também o panorama da sustentabilidade nas empresas brasileiras e como a aplicação desse conceito pode auxiliar na competitividade da produção nacional. O empresário Gustavo Horta, que planeja iniciar um empreendimento no ramo do varejo de moda, veio em busca de informações sobre o setor: “a sustentabilidade será um dos pilares do negócio e o principal valor agregado do nosso produto, por isso é uma preocupação muito grande”, comenta. “A discussão foi extremamente proveitosa, pois reuniu um elenco muito interessante de pessoas com opiniões diferentes, o que trouxe muita riqueza para o diálogo”, completou.

Evelise Anicet, professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e coordenadora do Núcleo de Moda Sustentável da universidade, revelou: “estar aqui hoje é importantíssimo para mim. As pessoas que vieram e as contribuições são excelentes”. Ela integra também a Contextura, marca gaúcha experimental de moda ética ligada ao Observatório de Economia Criativa da UFRGS. Já Ursula, da Umatex, disse que a principal motivação para assistir a palestra foi a informação. “Em meio ao cenário econômico e político do país, buscar por informação é essencial. Além disso, todos aqui estão muito empenhados e a discussão está sendo fantástica”, afirma.

O workshop, que foi conduzido por Regi Magalhães – diretor do Uniethos e doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo, com educação executiva internacional em sustentabilidade, supply chain e shared value – pretendia também capacitar as empresas participantes em como aumentar o grau de conformidade e adequação às exigências internacionais em sustentabilidade, possibilitando a elas o acesso seguro a novos mercados fora do Brasil.

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