Alina Amaral: Tecendo Arte, Cultura e a Alma do Nordeste Brasileiro
A World Sustainability Organization retorna ao centro das atenções durante a Milan Fashion Week com um desfile coletivo que reúne 13 marcas cuidadosamente selecionadas, prontas para apresentar suas novas coleções Primavera/Verão 2026.
O evento acontecerá na quinta-feira, 25 de setembro, às 17h, no Istituto dei Ciechi, em Milão — um espaço simbólico que sediará esta importante ocasião dedicada à moda sustentável.
O desfile será realizado sob a chancela da certificação Friend of the Earth, um programa internacional que estabelece rigorosos padrões de sustentabilidade para a indústria da moda. Essa certificação garante transparência e responsabilidade em toda a cadeia produtiva, promovendo práticas ambientalmente responsáveis. Por meio do Friend of the Earth, a WSO reafirma seu compromisso em conduzir a indústria para um futuro mais consciente, colaborando com marcas que compartilham valores de sustentabilidade e inovação.
Uma das marcas em destaque na 4ª edição do “Beyond the Claim Sustainable Fashion Show” é a Alina Amaral.
A participação da Alina Amaral no desfile conta com o apoio do Texbrasil — Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira —, resultado da parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A Alina Amaral é muito mais do que uma marca de moda: é uma extensão da arte, cultura e alma do Nordeste brasileiro. Fundada pela designer Alina Amaral, natural de Alagoas, a marca busca redescobrir e celebrar a arte do feito à mão, transformando técnicas tradicionais em peças contemporâneas, significativas e únicas.
Cada coleção nasce de histórias profundas, heranças culturais e conexões pessoais, criando uma ponte entre o coração do Brasil e o mundo.
Os designs originais de Alina Amaral ressaltam a força da identidade local por meio do uso de tecidos naturais, bordados manuais e acabamentos que valorizam tanto o tempo quanto o processo criativo. Para a marca, vestir suas peças não é apenas se vestir — é um ato de expressão, respeito e beleza que emociona e conecta.
A coleção conta com colaborações das marcas Vedac, Patricia Melro, Criativ Art e Meunord.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria da Moda e Têxtil Brasileira (Texbrasil) atua junto a empresas do setor têxtil e de confecção para desenvolver estratégias de inserção no mercado global. Em 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a ingressar no mercado exportador, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é fruto da parceria entre a Abit e a ApexBrasil.
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou entrar em contato com o departamento de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das entidades mais relevantes entre os setores econômicos do país. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas de todos os portes, distribuídas em todo o Brasil, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geraram um faturamento conjunto de R$ 204 bilhões em 2024.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trabalha para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia nacional.
Para alcançar seus objetivos, a ApexBrasil realiza diversas ações de promoção comercial destinadas a aumentar as exportações e a visibilidade do Brasil no mercado internacional, incluindo missões exploratórias e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, além da recepção de compradores e formadores de opinião estrangeiros.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos, visando desenvolver a competitividade das empresas brasileiras e do país como um todo.