Telegraph publica editorial e repercute na imprensa brasileira
Enquanto todos gritavam gol na abertura oficial da Copa do Mundo FIFA™ 2014, o jornal inglês The Telegraph publicou editorial exclusivo com um time de marcas brasileiras participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil). A editora de moda do diário, Daniela Agnelli, elegeu quais, em sua opinião, são os cinco nomes de maior destaque na moda brasileira atualmente: Adriana Degreas, GIG, e os jovens talentos da BtoBe (Brazilians to Be), Karin Feller, Gralias e Gabriela Sakate.
Ao apresentar as eleitas brasileiras ao seu leitor, o Telegraph destacou o estilo sofisticado da moda praia de Adriana Degreas, conhecido por ter nas suas peças uma modelagem mais próxima da europeia. Já o tricô da GIG encheu os olhos dos britânicos. Segundo o jornal, a grife é promessa por ter “força e experiência em mostrar a beleza das tramas por meio de formas torcidas, texturas e estampas exclusivas”.
A BtoBe, incubadora de novos talentos do Texbrasil, também mereceu atenção: o jornal apresentou Karin Feller, a vencedora da primeira edição, e ainda ressaltou o crescimento da estilista no mercado nacional e internacional, com peças jovens e modernas. Gabriela Sakate, por sua vez, foi definida como uma etiqueta que tem na alfaiataria e na feminilidade pontos-chave, focada na mulher contemporânea. E para finalizar o time, a Gralias surgiu como uma contadora de histórias. As estilistas por trás dela, Grazi Cavalcanti e Julia Guglielmetti, costumam escrever contos e criar personagens para desenvolver uma coleção. “Fazemos uma moda jovem e colorida para mulheres criativas que gostam de se vestir com brasilidade”, afirmam as designers.
A publicação ganhou grande repercussão na imprensa brasileira, gerando matérias dos sites da Vogue Brasil, Natalia Dornellas, Glamour e FFW. Algumas delas, citaram a presença das brasileiras nas grandes lojas multimarcas do mundo, tais como Harrod’s, Joseph Tricot, Not Just a Label, Le Bon Marché, e, mais recentemente, Luisa Via Roma.
abit, Apex-Brasil, editorial, moda, texbrasil, The Telegraph