Tex Index Brasil: lançamento da ferramenta de práticas sustentáveis acontece em São Paulo
A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar um atual e importante fator competitivo, preparando empresas para os mercados mais exigentes. Pensando nisso, o Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre Abit e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – lançou o Tex Index Brasil, uma ferramenta de autodiagnóstico para avaliação de práticas sustentáveis para as empresas da cadeia têxtil e de confecção.
Para comemorar o lançamento do projeto, empresários do setor e especialistas em sustentabilidade se reuniram na última quarta-feira (13), na sede da Abit, na cidade de São Paulo. Entre os presentes estava Alexandre Cobra, CEO da marca de beachwear de luxo Adriana Degreas, que revelou que a ferramenta irá ajudar a empresa a adquirir importantes certificações internacionais e, consequentemente, trazer importantes resultados. “A ferramenta sugere uma conexão muito interessante sobre a importância da sustentabilidade e da inovação tanto para aspectos sociais como para aspectos relacionados aos resultados de negócios das empresas”, contou.
Para Maria José Orione, diretora de planejamento estratégico da Capricórnio Têxtil, a ferramenta é importante para conscientizar as empresas e as levarem a colocar em prática algumas ações relevantes com base em uma visão mais eficiente da sustentabilidade. “Do ponto de vista prático, a ferramenta é educativa e apresenta importantes orientações, principalmente para as pequenas e médias empresas, com sugestão de plano de ações”, afirmou.
O Prof. Dr. Weber Amaral, especialista em Economia Circular da ESALQ-USP, que palestrou sobre o conceito que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, explicou: “não devemos analisar somente em que momento há o maior descarte de tecidos, mas sim, como evitar que isso aconteça. A ferramenta traz um conceito de visão de futuro”.
Com o Tex Index Brasil, as empresas podem descobrir seu nível de maturidade, por meio de um questionário, e traçar planos de ação, visando melhorias nas áreas de governança, meio ambiente e responsabilidade social. Uma vez preenchido o autodiagnóstico, a empresa receberá um plano de ação exclusivo com indicações sobre as principais iniciativas de sustentabilidade que poderão ser implementadas em seus processos, com o objetivo de reduzir custos, aumentar receita, antecipar riscos e identificar oportunidades.
Clique aqui e conheça o Tex Index Brasil.
abit, Adriana Degreas, Apex-Brasil, Capricornio Textil, Tex Index Brasil, texbrasil