Texbrasil assina 11º convênio com a Apex-Brasil
No dia 11 de novembro, o Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – renovou o 11º convênio com a agência. A vigência do novo projeto vai até o dia 10 de novembro de 2021.
Para o próximo biênio, o time do Programa desenhou uma nova estratégia para continuar com o trabalho que desenvolve há quase 20 anos: de auxiliar as mais de 350 empresas participantes a alcançar o mercado global. O novo ciclo do Texbrasil conta com uma agenda extensa, incluindo a participação em mais de 40 feiras internacionais, 14 projetos comprador, 5 projetos de capacitação, além de missões comerciais e prospectivas.
Durante a cerimônia de assinatura de renovação do convênio, que aconteceu na sede da Abit, no dia 5 de dezembro, Rafael Cervone, presidente emérito da Abit e diretor executivo do Programa, lembrou algumas das conquistas da parceria. “É um orgulho renovar esse convênio que, nessas duas últimas décadas, atendeu mais de 1500 empresas e foi responsável por desenvolver mais de 7 mil ações que resultaram em mais de 35 mil empregos diretos. Seguindo o caminho das inovações tecnológicas do futuro, nossa missão agora é a de buscar novas maneiras de fazer negócios”, finalizou Rafael.
O ministro Augusto Pestana, diretor de negócios da Apex-Brasil que também participou da assinatura, ressaltou que a parceria foi muito bem-sucedida e é quase tão antiga quanto a própria agência.
“Devemos ter consciência de que fizemos muito nessas duas décadas de trabalho. Ao celebrar o novo convênio é importante olhar para o futuro, sabendo que estamos na direção certa e que é preciso aproveitar as oportunidades de reformas do governo para traçar novos objetivos e perspectivas para os espaços que vão se abrindo para os negócios do país”, explicou o ministro, que completou: “saibam todos que a Apex estará sempre ao lado do setor para colocar o Brasil no ápice”.
A cerimônia também contou com a presença de Paulo Skaf que parabenizou a assinatura do novo acordo e falou um pouco sobre as novas perspectivas de negócios que as reformas tributária e da previdência irão proporcionar para o país. Em tom otimista, Skaf também respondeu algumas perguntas de membros do conselho gestor da Abit e de representantes das empresas que compõem o setor.
Novas ações do programa
Entre as ações, apoio em 40 edições de feiras internacionais, realização de nove missões — cinco prospectivas e quatro comerciais –, vinda de jornalistas, compradores e distribuidores internacionais ao Brasil, lançamento de pop-up stores brasileiras, entre outros. Há ainda um projeto piloto: a formação de uma liga brasileira de sustentabilidade.
Um dos destaques é a continuidade do modelo de missão Roadshow, bem-sucedida e iniciada no último convênio. Agora, o foco são as empresas iniciantes no processo de exportação que têm interesse em países da América do Sul. Nesse modelo de ação, empresas brasileiras viajam até os países-alvo para participarem de reuniões individuais com possíveis clientes. Além da aposta no continente sul-americano, há previsto ainda um Roadshow para um novo mercado, com o qual nunca trabalhamos: o australiano.
Durante o planejamento estratégico do novo projeto do Texbrasil, o time do Programa determinou, em parceria com as empresas participantes, uma lista com 13 mercados para os quais serão direcionadas as ações. Estão nessa lista os seguintes países: Estados Unidos; México; El Salvador; Argentina; Colômbia; Equador; Peru; Chile; França; Dinamarca; Itália; Emirados Árabes Unido e Austrália.
Para conferir a agenda completa de ações do Programa clique aqui.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).