Texbrasil conversa com Rosana Marques, CEO da Ouseuse, ganhadora do prêmio Potencial de Exportação da ONU
No dia 25 de outubro, aconteceu em Genebra, na Suíça, a cerimônia do Empretec Women in Business Awards 2018, promovida pela Conferência Organização das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Rosana Marques, CEO da confecção Ouseuse, participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção —, ficou entre as dez finalistas do grande prêmio de empreendedorismo feminino, levando para casa a condecoração na categoria Potencial em Exportação.
A premiação tem o objetivo de condecorar mulheres que tenham participado do Empretec, capacitação em negócios desenvolvida pela ONU e realizada no Brasil pelo Sebrae. Rosana foi a única brasileira, dentre outras 50 mulheres, selecionada para concorrer ao prêmio. Há 24 anos, a Ouseuse confecciona peças de moda íntima e participa ativamente do desenvolvimento econômico da cidade de Juruaia, no Sul de Minas.
A liderança de Rosana colaborou para transformar a pequena cidade agrícola em um polo de moda íntima formado por confecções majoritariamente comandadas por mulheres. Além de administrar a empresa, ela realiza projetos de ativismo ligado ao empreendedorismo e campanhas como a Amigas do Peito, que ajuda mulheres sobreviventes do câncer de mama que realizaram mastectomia a recuperar sua autoestima. Hoje, a empresa está presente em todos os estados do Brasil e exporta para países como Bélgica, Alemanha, Japão, Portugal, Itália e Grécia.
O Texbrasil conversou com Rosana sobre empreendedorismo e sua experiência em Genebra. Abaixo alguns momentos dessa entrevista:
Texbrasil: Qual é a importância que essa conquista representou para você?
Rosana Marques: Foi uma das maiores conquistas de minha vida. Representar o Brasil e as mulheres brasileiras em um evento desse porte foi maravilhoso. Eu saí de Genebra realmente fortalecida a continuar o meu trabalho, nossos projetos socioambientais e associativistas, fazer com que nossa cidade Juruaia tenha cada vez mais projeção, e continuar a fazer a diferença na vida das pessoas. Sempre empreendendo e inspirando outras mulheres a empreenderem.
Texbrasil: Você esperava ser indicada?
RM: Foi uma surpresa ser indicada e melhor ainda ser selecionada a estar entre as 10 finalistas. Eu realmente fiquei muito feliz pelo reconhecimento, por participar do evento e trazer o prêmio de Potencial de Exportação. Viver tudo isso marcou a minha história.
Texbrasil: Você tem algum conselho para quem pretende empreender?
RM: A primeira atitude de um empreendedor é sempre servir e solucionar problemas dos consumidores, seja esta uma solução de serviços ou produtos. Atenda a demandas e necessidades e, principalmente, sempre acredite. Negócio bom é aquele que você se dedica e acredita.
Texbrasil: E qual é a sua estratégia de internacionalização?
RM: Investir em produto e principalmente em inovação é a base da nossa estratégia. Também queremos investir em feiras internacionais e desfiles. Os nossos mercados-alvo são Estados Unidos, Países Árabes e Europa.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).