Texbrasil divulga balanço com atividades do ano

10/12/2012

Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), acaba de divulgar o relatório com os resultados de 2012. Atualmente, o Programa atende a 259 empresas nacionais, auxiliando as suas atividades de internacionalização, deste total 28 aderiram neste ano.

Entre elas, 120 exportadoras participaram de 23 feiras internacionais organizadas pelo Programa, que ocuparam 2633m² e totalizaram cerca de US$ 7,5 milhões em negócios gerados, além de receber mais de 4.848 visitantes. Já o Projeto Comprador trouxe 88 convidados para 19 feiras nacionais, beneficiando mais de 150 empresas. O volume de negócios ultrapassa US$ 8,9 milhões. Enquanto isso, o Guia Texbrasil, que possui mais de 300 mil acessos mensais, atualmente soma 38.998 empresas cadastradas, sendo 20.605 nacionais e 18.393 internacionais.

Na área de Inteligência Competitiva, o Programa foi tricampeão do Prêmio Apex-Brasil, concorrendo com as demais entidades que mantêm projetos com a Agência. A área realizou 216 atendimentos personalizados aos participantes do Programa e ainda criou novos produtos: Aprendendo a Exportar, Guia do Exportador, Novo Panorama e Texbrasil Insights. Fora isso, produziu 12 boletins e 10 relatórios Análise Texbrasil.

O Projeto Imagem, com o objetivo de propagar a moda brasileira no exterior, intensificou a sua atuação nas redes sociais e lançou oBrazilian Fashion Blog, com posts apenas em inglês que procuram atingir o público internacional.  Além disso, foi responsável pela vinda de 108 jornalistas internacionais para acompanhar e participar de 15 press trips. As atividades geraram em torno de US$ 10 milhões em mídia espontânea.

Texbrasil criou dois núcleos de trabalho: inovação e sustentabilidade, e moda e design. Entre as atividades desenvolvidas, o primeiro foi responsável pela expansão do escopo do Selo Qual (Certificação de Sustentabilidade e Qualidade da Indústria Têxtil e da Moda), que antes atendia apenas o segmento de roupas profissionais e agora certifica outros elos da cadeia. Para o segundo, a grande novidade foi a criação do Texbrasil Design, grupo de marcas premium que mais exportam a identidade da moda brasileira.

O Programa também desenvolveu diversas ações de desenvolvimento empresarial, abordando temas como comércio exterior, inteligência competitiva e inovação. “O objetivo para 2013 é intensificarmos ainda mais o trabalho, especialmente das novas áreas de sustentabilidade, inovação, moda e design. Também abriremos mais programas de desenvolvimento empresarial para que as marcas possam se capacitar nos temas mais relevantes para o nosso setor”, explica o diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone.

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