Texbrasil divulga finalistas do Concurso BtoBe

29/09/2015

A lista de finalistas da terceira edição do Concurso BtoBe (Brazilians to Be) acaba de ser divulgada pelo Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, mantido pela Abit e pela Apex-Brasil e que tem como principal objetivo a descoberta, capacitação e promoção de novos estilistas empreendedores no mercado internacional. Após avaliação de itens como coleção mais recente, plano de negócios e visão dos empreendedores sobre o mercado de moda global, as marcas selecionadas foram Cacete Company, Cycleland, Iara Wisnik, Japonique e Miwa.

O Concurso BtoBe é uma parceria entre a entre a Casa de Criadores e o Texbrasil e tem como objetivo a formação de uma mentalidade global em jovens empresas para que tenham condições de concorrer no mercado internacional desde o princípio de suas atividades. Ainda como parte do concurso, os cinco finalistas terão um look da marca exposto durante a 38ª edição da Casa de Criadores, que acontece entre os dias 13 e 16 de outubro, na capital paulista. O anúncio dos dois vencedores será realizado ainda durante evento.

A Cacete Company é uma marca masculina de roupas casuais e de underwear. O design autêntico e contemporâneo tem produção 100% brasileira e rigoroso controle de qualidade. A proposta é oferecer peças para quem quer passar longe das lojas de departamento e vê a moda como uma ferramenta de afirmação. O espírito da marca é livre, notadamente jovem e representa um lifestyle leve e descomplicado.

Por trás da Cycleland estão a designer de moda Naly Cabral e o designer gráfico Rafael Afonso, que promovem por meio das coleções uma reflexão sobre o lifestyle urbano e a mobilidade. Para a dupla, a bicicleta materializa conceitos fundamentais como a independência, a consciência ecológica e o bem-estar. Esses valores são transmitidos às roupas, que são produzidas em poucas quantidades e possuem design autêntico.

A estilista Iara Wisnik lançou sua marca homônima em 2014 com a proposta de ir na contramão do fast fashion. O design limpo, os recortes geométricos e as cores marcantes dão o tom contemporâneo às peças, que são confeccionadas a partir de materiais, processos e técnicas nacionais sustentáveis. As coleções são criadas em pequenas quantidades e são pensadas para que os produtos possam ser vendidos e usados durante o ciclo de um ano.

A Japonique é referência em cultura pop oriental em um único espaço, oferecendo um amplo mix de produtos nas lojas de São Paulo e Curitiba. Há um ano e meio, a marca passou a produzir quimonos a partir de elementos tradicionais do imaginário japonês, mas com um visual moderno e adaptado à cultura e ao clima do Brasil. Por trás desta novidade estão as sócias Janaina Tahira e Agustina Comas, que não trabalham com coleções, mas com quatro modelagens permanentes, e que dão preferência aos tecidos e tingimentos naturais.

A Miwa é uma marca que aposta no slow fashion, com peças produzidas de forma artesanal e consciente, feitas para durar e sem seguir as tendências passageiras. Por trás da marca está a estilista Carol Nemoto, brasileira de ascendência oriental e que cursou moda em Milão, na Itália. As peças da marca são confeccionadas com tecidos nobres ou tecnológicos e têm como público-alvo mulheres que não seguem modismos e nem são adeptas da ostentação.

“Para fazer a seleção, levamos em conta critérios que tratam do produto, da estrutura e da visão da empresa, seu posicionamento e, principalmente, seu potencial para a internacionalização. Todos os projetos finalistas apresentaram esses componentes em diferentes níveis”, detalha Evilásio Miranda, gerente de moda e design do Texbrasil.

Ao ingressarem no Projeto BtoBe, as duas empresas vencedoras receberão consultoria, treinamento e mentoria em temas estratégicos para o crescimento, além de apoio à participação em uma ação comercial internacional custeada pela organização do concurso. O concurso conta ainda com o patrocínio da Lectra, empresa francesa de soluções de software para a indústria de confecção, que oferecerá aos vencedores suas soluções de software de projeto e modelagem, além de treinamentos e consultorias.

Lançado em setembro de 2013, o BtoBe é uma competição anual que veio para substituir o Ponto Zero e ampliar a atuação para profissionais de todo o Brasil. Entre os cases de sucesso das edições anteriores estão Karin Feller, Trendt e Cynthia Hayashi, nomes já consolidados no mercado da moda e que ainda estão no projeto.

 

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