Texbrasil e Apex-Brasil organizam Simpósio de Moda na França

14/11/2011

IFM

Berço e vitrine da moda no mundo, a França é o país escolhido para sediar a 4ª edição do “Brazil Fashion Simposium” entre 21 e 25 de novembro. O evento é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, realizado pela Abit e pela Agência).

O simpósio terá participação da representantes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod).

O objetivo é unir o mercado e a academia, trazendo à tona debates sobre temas de interesse e fornecendo intercâmbio de informações entre o Brasil e parceiros estratégicos. Esses conteúdos vão desde marca e tendência até varejo, marketing e consumo. Para isso, a Agência procura estabelecer parcerias com entidades de ensino renomadas, como é o caso, nesta ocasião, do L’Institut Français de la Mode. Baseando-se na excelência que marca a produção de moda francesa, o instituto desenvolveu uma agenda de discussões que abordará as faces desse tradicional mercado e como ele pode se relacionar com o brasileiro.

Desde 2008, já foram realizados três edições, sempre buscando mercados extremamente representativos para a indústria fashion brasileira. No ano passado, no Japão, o foco das discussões foi tecnologia. Em 2009, os Estados Unidos sediaram a encontro sobre varejo, gestão e negócios. No ano anterior, o assunto design foi debatido na Itália.

As entidades envolvidas na produção deste evento juntamente com a Apex-Brasil fazem parte dos Projetos Setoriais Integrados, mantidos pela Agência para auxiliar o esforço exportador brasileiro por meio de parcerias público-privadas.