Texbrasil está no México para missão de defesa de interesses

21/08/2017

De 21 a 24 de agosto, um representante da Abit/Texbrasil está na cidade do México para uma missão de defesa de interesses, com o objetivo de melhorar o acesso das empresas brasileiras da indústria têxtil e de confecção ao país, um dos mercados-alvo para o biênio 2017/2019 do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O Brasil está, atualmente, em fase de negociações para ampliação do Acordo de Complementação Econômica (ACE – 53) firmado com o México, para que os produtos têxteis e confeccionados passem a ser contemplados no acordo de preferências tarifárias. A previsão atual é de que até o final deste ano as negociações já terão sido finalizadas. Com isso, a estratégia é abrir mercado para o segmento de TTNT e aumentar a participação nacional nos demais segmentos.

O México está entre os cinco principais destinos das exportações brasileiras de produtos têxteis e confeccionados, além de ser um grande importador em nível mundial. Um acordo de livre comércio com o país deverá aumentar a atratividade de produtos brasileiros naquele mercado, já que a tarifa do imposto de importação para confecções chega a mais de 20%. Além disso, outros temas estão na pauta de negociação deste acordo como barreiras não tarifárias, regras de origem, compras governamentais e outros, todos importantes para o setor.

Ver todas as notícias

abit, Apex-Brasil, texbrasil