Texbrasil promove missão de inovação com destino à China

20/03/2019

alibaba

Entre os dias 11 e 19 de março, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) — promoveu uma Missão de Inovação para a China com destino a três cidades do gigante asiático: Xangai, Shenzen e Pequim. O objetivo da viagem foi apresentar as tecnologias 4.0 da indústria do país, uma das mais avançadas e inovadoras do mundo, durante visitas a institutos, trade shows, empresas de tecnologia e varejo, entre outras.

O grupo foi formado por representantes das empresas Lunelli, Cedro, Castanhal, Canatiba, Harden, Hi Etiquetas, Coteminas e 2Rios. Entre os destaques da agenda, estão uma reunião no grupo Alibaba, a maior empresa de e-commerce do mundo; uma visita ao JD.com, player do varejo online que investe em peso em inovação e logística, e um dia na Intertextile, feira do setor têxtil com mais de 3 mil expositores. Duas empresas de tecnologia também estiveram na programação: a DJI, que produz drones, e a Boa, que desenvolve displays.

Para a gerente industrial da 2Rios, Tamiris Kuhnen, a missão trouxe um vislumbre de como será o futuro: “notei que a China não está 11 horas adiantada, ela está anos à nossa frente. Durante a viagem, tive acesso a insights que com certeza nos darão a oportunidade de sair na frente, tanto no mercado interno quanto no externo”, conta.

Vanessa Covolan, da Canatiba, traz uma percepção semelhante e acredita que as empresas que não seguirem o caminho dos chineses correm o risco de ficarem para trás. “quem participou da missão notou essa distância tecnológica entre a China e o resto do mundo e também teve acesso às diversas maneiras de utilizar a inovação como um diferencial competitivo e sair na frente da concorrência”, relata Vanessa. Ela explica ainda que a experiência ajudou o grupo a olhar para outros horizontes e pensar fora da caixa.

Segundo a gerente executiva do Texbrasil, Lilian Kaddissi, esse era um dos maiores objetivos da missão: apresentar aos empresários brasileiros as inovações chinesas e mostrar que essas tecnologias podem ser aplicadas no setor têxtil brasileiro. “Foi uma experiência muito rica, uma verdadeira imersão neste universo. Participamos de reuniões nos maiores players do varejo, fomos apresentados a tecnologias impressionantes e com certeza toda essa vivência mudou a maneira como víamos o setor”, finaliza Lilian.

Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

 

China, Missão de Inovação