Texbrasil promove press trip em comunidade indígena
Entre 27 e 31 de janeiro, o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira) promovido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realiza sua segunda press-trip, intitulada “Sustentabilidade na indústria da moda”. Um time de jornalistas nacionais e internacionais visita a comunidade indígena dos Ye’kuanas, localizada no estado de Roraima, para acompanhar de perto o trabalho da marca mineira AUÁ desenvolvida em parceria com os nativos.
O trajeto contempla três paradas: São Paulo (SP), Boa Vista e Auaris (RR), respectivamente. Os jornalistas convidados são: Lilian Pacce (programa GNT Fashion), Lucy Siegle (The Guardian – Reino Unido), Paula Mateus (Vogue – Portugal), Valeria Costa (Harper’s Bazaar – França) e Sergio Villamizar (Agência Colprensa – Colômbia). Na comunidade, os convidados terão a oportunidade de participar dessas oficinas, entrando em contato com aspectos importantes da nossa cultura e da nossa moda.
“A press-trip tem como objetivo geral fazer com que formadores de opinião internacionais tenham uma imersão no universo criativo de produção da moda brasileira, em uma experiência única e inesquecível”, afirma o atual presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Rafael Cervone.
O presidente ainda enfatiza que o grande mérito é fazer uma ponte entre indústria e cultura nacional. “Por meio dessa ação do Projeto Imagem do Programa Texbrasil, mostramos a integração da cadeia têxtil e de confecção brasileira, apresentando fontes de inspiração baseadas na cultura brasileira, mescladas a conceitos sustentáveis e valorizando os atributos do branding do nosso setor, como autenticidade, diversidade e criatividade”, complementa.
Cervone ainda sinaliza os pontos altos: “destacamos a importância do feito à mão – e como isso pode auxiliar as comunidades onde as empresas estão inseridas – e mostramos como a sustentabilidade está presente de diversas formas na moda brasileira: seja do ponto de vista ambiental, seja como inspiração ou pelo lado da responsabilidade social”.
Além de contemplarem o trabalho criativo da marca mineira AUÁ, os jornalistas também serão apresentados em São Paulo a grandes empresas que possuem trabalhos significativos de sustentabilidade, como Canatiba. Busca-se, assim, criar uma consciência de todos os elos da cadeia têxtil e de confecção brasileira: de grandes a pequenas marcas, da matéria-prima ao produto final.
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