Texbrasil realiza workshop sobre fatores que impactam a competitividade das exportações brasileiras

10/10/2017

O Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – realizou, no dia 27 de setembro, um workshop sobre dois fatores-chave para a competividade das exportações brasileiras: Drawback e barreiras comerciais. O evento, que aconteceu na sede da Abit, trouxe novas perspectivas para empresários do setor têxtil e de confecção.

Abrindo o evento, Marcelo Landau, Coordenador Substituto da Coordenação Geral de Exportação e Drawback do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), apresentou os benefícios do Regime Aduaneiro Especial de Drawback, uma ferramenta poderosa na competitividade das empresas brasileiras. Já Constanza Negri Biasutti, Gerente de Política Comercial da CNI (Confederação Nacional da Indústria), fez uma palestra sobre barreiras comerciais – o que são e como afetam as exportações de mercadorias, como identificá-las e superá-las.

Para Rosangela Figueiredo, da Paramount Têxteis, as palestras foram bem completas e esclareceram pontos importantes que podem ajudar no dia a dia de quem trabalha com a exportação. “Achei muito interessante a parte sobre Drawback e também a palestra sobre os obstáculos às exportações e como podemos ter acesso ao governo para falar sobre as dificuldades que temos”, contou.

O workshop encerrou-se com uma apresentação de Luiza Lorenzetti, Analista de Sustentabilidade e Inovação da Abit, sobre os principais regulamentos e padrões privados do setor têxtil e de confecção nos Estados Unidos e na União Europeia. Tauane Modes, da área de exportação da marca Adriana Degreas, também revelou sua opinião: “acredito que essa parte dos certificados internacionais é o futuro mesmo, pois os países estão cada vez mais exigentes em relação a isso”.

Ver todas as notícias

abit, Apex-Brasil, texbrasil