Texbrasil traz profissionais dos EUA e Europa para discutir inovação
Entre os dias 15 e 19 abril, o Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex- Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), trouxe ao país dois especialistas em pesquisa e desenvolvimento de materiais inteligentes da indústria têxtil e de moda. O objetivo era mostrar às empresas participantes do Programa as inovações do segmento.
Os convidados foram o professor de Ciência das Fibras e diretor do Laboratório de Nanotecnologia da Universidade Cornell, Juan Pablo Hinestroza, e o CEO do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Antônio Braz Costa. Os profissionais realizaram palestras para as empresas em São Paulo e Santa Catarina e visitaram o Senai Têxtil Francisco Matarazzo, onde puderam vivenciar uma amostra da estrutura de ensino disponível no Brasil para o setor.
Durante a XXV edição do Congresso dos Técnicos Têxteis – evento que reúne as principais empresas e profissionais do setor para conhecer e discutir assuntos comuns para o desenvolvimento da cadeia no Brasil – o Texbrasil apresentou um painel com as principais inovações desenvolvidas e aplicadas à indústria têxtil e da moda nos Estados Unidos e Europa, apontando como as mesmas poderão ser aplicadas na indústria brasileira. Na ocasião, os especialistas Juan Hinestroza e Braz Costa; Alexandre Fernandes, representante do EPEA- Brasil, e Gabriel Gorescu, gerente de Inovação da Rhodia-Brasil, participaram de uma discussão mediada pelo diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone.
Hinestroza falou sobre as pesquisas no campo da nanotecnologia em têxteis desenvolvidas na Universidade de Cornell, que envolvem desde coloração de tecidos até têxteis que carregam baterias de celulares a partir da energia solar. Já Braz Costa mostrou pesquisas da equipe do CITEVE, que vêm sendo aplicadas em clientes do Centro Tecnológico: estruturas com elevada resistência ao risco e elevada flexibilidade e materiais recicláveis e biodegradáveis, entre outros.
Fora isso, foram realizadas reuniões, visitas a empresas e palestras também em Santa Catarina. Para Karine Liotino, gerente de inovação e sustentabilidade do Texbrasil, “esta ação poderá promover parcerias que potencializem o desempenho inovador das empresas do Programa, bem como o aumento do conhecimento e a discussão sobre o tema”, afirma. O departamento trabalha para o desenvolvimento de competências nas empresas para que elas criem novos produtos, processos e serviços, buscando potencializar seus negócios.