UNIFI do Brasil celebra 25 anos no mercado brasileiro

15/05/2024

Líder global em soluções têxteis de alto desempenho, reconhecida mundialmente como um dos principais e mais inovadores produtores mundiais de fibras e fios sintéticos, a UNIFI do Brasil, participante do Texbrasil – uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) – comemorou, em abril, 25 anos de presença no mercado brasileiro marcada pelo compromisso contínuo em investimentos em tecnologia de alta performance, qualidade e espírito de resiliência.

A operação no Brasil teve início em 1999, ano em que a UNIFI se instalou em solo nacional encarando o desafio de transformar a recém-adquirida fábrica da extinta Fairway situada em Alfenas, Minas Gerais, em uma unidade industrial para texturização de fios multifilamentos de poliéster com padrão internacional.

Desde então, não parou de crescer. Ao longo de sua trajetória modernizou o parque industrial, mais que dobrando a extensão de área construída como também ampliando a sua capacidade de produção, tornando-se a maior indústria de fios de poliéster texturizados do Brasil.

Atualmente, são cerca de 800 colaboradores que atuam na unidade fabril em Alfenas, no escritório em São Paulo (SP) e nos escritórios regionais em Blumenau (SC), Americana (SP) e Belo Horizonte (MG). A empresa enfatiza o investimento em formação contínua através de programas de crescimento e desenvolvimento profissional para todo o seu time.

A UNIFI vem trabalhando continuamente em novas tecnologias para atender às necessidades dos consumidores, oferecendo uma ampla gama de fios de alta performance. Marcas de prestígio mundial, em diversos segmentos como vestuário, calçado, moda, decoração, automobilístico, dentre outros, utilizam como matéria-prima os fios da UNIFI.

“Estamos muito orgulhosos em celebrar essa jornada de mais de duas décadas no Brasil pautada na qualidade, entrega, serviço, comprometimento, combate à concorrência desleal e às desvantagens competitivas. Atender e unir a nossa cadeia produtiva em prol de um Brasil mais desenvolvido, é o nosso compromisso”, ressalta Mauro Barreira Fernandes, CEO UNIFI do Brasil.

Sustentabilidade e Inovação – A UNIFI foca o seu desenvolvimento através de estratégias voltadas para a jornada da sustentabilidade incluindo as questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Os valores da empresa estão ancorados em três pilares: pessoas, planeta e produto – que formam a estrutura dos processos de desempenho para evitar o desperdício, conservar recursos e buscar incansavelmente por novas tecnologias.

Em 2007, focada em reciclar os próprios resíduos de produção, a UNIFI lançou as bases para o que viria a ser o fio REPREVE® tornando-se pioneira na transformação de garrafas pós-consumo e resíduos têxteis em produtos sustentáveis. A empresa investe em uma cadeia de fornecimento de classe mundial, sustentável e transparente.

Atualmente, a marca REPREVE® é líder mundial de fibra reciclada de alto desempenho e está na vanguarda da inovação sustentável há décadas. Desde o seu lançamento, REPREVE® já reciclou mais de 40 bilhões de garrafas plásticas transformando-as em fios sustentáveis, e projeta alcançar a transformação de 50 bilhões de garrafas até 2025.

Marcas líderes globais usam REPREVE® para fabricar produtos de alta qualidade com conteúdo reciclado confiável – desde roupas, calçados, artigos domésticos e de decoração, dentre outros. Tecnologias avançadas podem ser associadas como toque e aspectos especiais (ReComfort™), desempenho em transporte de umidade (Sorbtek®), excelente elasticidade e recuperação (REFLEXX®), proteção UV (Mynx®) e muito mais.

Algumas das peças de vestuário feitas com o fio REPREVE® são facilmente identificadas pela etiqueta da marca em forma de garrafa verde. Adicionalmente, a marca é capaz de mostrar quantas garrafas plásticas são utilizadas para criar um produto específico, por exemplo, uma camisa esportiva feita com fio REPREVE® pode usar até sete garrafas recicladas, enquanto um par de meias utiliza até duas garrafas recicladas.

Através de iniciativas pioneiras, dentre elas, o programa recém-relançado Textile Takeback™ no qual tecidos e malhas à base de poliéster são coletados e transformados em fio visando que os resíduos têxteis se mantenham fora dos aterros, possibilitou à UNIFI conquistar a menção honrosa no Prêmio da Fast Company World Changing Ideas 2023, na categoria Sustentabilidade/Categoria Energia – a renomada premiação homenageia empresas e organizações que estão desenvolvendo soluções criativas para as questões mais urgentes do nosso tempo.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do país. Ela representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190,3 bilhões (dados de 2021). O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial e é a quinta maior indústria têxtil do mundo.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1900 marcas a entrar na trilha da exportação, conquistando US$ 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de

compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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