Veste Rio recebe 14 jornalistas e compradores internacionais
Entre os dias 10 e 15 de abril acontecerá a quinta edição do evento carioca Veste Rio, promovido pela Revista Ela, do jornal O Globo, em parceria com a revista Vogue Brasil e apresentação do Senac-RJ. O evento receberá um grupo de 11 compradores e três jornalistas internacionais a convite dos projetos Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) e Fashion Label Brasil — resultado, respectivamente, de parcerias da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Abest (Associação Brasileira de Estilistas) com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O Veste Rio reúne importantes marcas e personalidades da moda brasileira e conta com salão de negócios, outlet, palestras e desfiles. Os compradores convidados para conferir as principais tendências da Primavera-Verão 2018/2019 são Mafalda Paul (Andréa Costa); Alejandra Montaner (Alejandra Montaner); Dina Ghorayeb (Fashion Jardim); Sarah Habib (Villa Baboushka); Maria Williams (Net-A-Porter); Cori Elizabeth French e Christine Gonzales (Revolve); Guido O. A Melo (Melko); Natacha Melie (MelieStore.com) e a dupla Anna Jasper e Charlotte Lenton (Sanddollar).
Já o grupo de jornalistas convidados para conhecer as marcas cariocas e a indústria têxtil e de vestuário brasileira são Akiko Achikawa, do jornal japonês The Senken Newspaper e da Revista Vogue Japão; Marco Corral, das revistas Vogue México e Glamour Latina America; e Rosário Marabito, dos veículos Milano Finanza e Vogue Italian Talents.
Na programação do Veste Rio estão ainda desfiles de marcas consagradas e novos talentos, além de palestras, workshops e uma exposição que celebrará os 15 anos de trajetória da estilista Isabela Capeto. A agenda dos convidados internacionais inclui atividades como a ida às lojas Farm e Lokalwear e visitações os espaços do Coletivo Carandai 25 Showroom e do SENAI Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai).
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Sobre o Fashion Label Brasil
Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 15 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Serviço:
Salão de Negócios: 11, 12 e 13 de abril
– 11 e 12 de abril: 10h às 20h
– 13 de abril: 10h às 18h
Outlet: 12, 13, 14 e 15 de abril
11h às 21h
Local
Armazéns 2, 3 e 4 – Pier Mauá – Zona Portuária
Avenida Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro, Brasil