Vicunha abre filial em Amsterdã, na Holanda

02/03/2015

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Decidida a ampliar a participação no mercado externo e com plano de dobrar o percentual de contribuição das vendas no exterior para 20% em 2015, a fabricante de denim Vicunha – participante do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento) – abriu mais uma filial na Europa, desta vez em Amsterdã. A localização foi escolhida levando em conta a base logística que a empresa mantém no país, com estoque médio de 1 milhão de metros de tecido. “Com a instalação da nova filial, passaremos a administrar nosso estoque de forma mais barata, direta e eficaz”, comenta Thomas Dislich, responsável pela operação europeia desde 1999.

Essas funções são administradas na sede europeia baseada na Suíça, porém a equipe de profissionais passou de 16 para 7 pessoas. A valorização da moeda local, o franco suíço, foi um dos principais motivos para a diminuição da operação no país, que, no entanto, não cessará. O mercado asiático também está no foco: após fechar o escritório na China, a Vicunha investiu na abertura de um em Dhaka, Bangladesh, e na inauguração da central logística em Colombo, no Sri Lanka. O estoque ali concentra cerca de 1 milhão de metros, sendo destinado a atender clientes da região, sobretudo em Bangladesh, Cambodja e Vietnã.

O objetivo é organizar as divisões internacionais da empresa para operar de forma descentralizada. “Nestes tempos de comunicação virtual ilimitada, a descentralização é um conceito muito atual. Passaremos a atender cada região de forma muito mais focada”, conclui Dislich.

 

Mercado Internacional, Vicunha