Vicunha lança aplicativo para se aproximar de consumidores
Uma das maiores indústrias de denim do Brasil, a Vicunha lançou um aplicativo para se aproximar dos consumidores no período da quarentena. A marca é uma das integrantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) – resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A solução foi desenvolvida em 2018, mas com a pandemia ganhou mais destaques, além de atualizações. Segundo o diretor comercial da marca, German Alejandro, o aplicativo oferece mais um canal de comunicação e vendas, oferecendo maior proximidade com consumidores. “Em 2020, já estávamos pautados por uma estratégia de mais proximidade com o cliente e mais digital. Nosso principal objetivo é oferecer soluções mais relevantes e integradas para o mercado têxtil e investir na capacitação da equipe de vendas, visando um relacionamento cada vez mais próximo com o cliente”, explica o executivo.
Com a proximidade com a equipe de vendas, os clientes podem pedir a pilotagem de produtos, além solicitar compra ou um desenvolvimento exclusivo quase que em tempo real.
Mas além disso, o app também mostra outros aspectos da Vicunha, como a sustentabilidade. “O ‘botão sustentabilidade’ traz nossas práticas fabris, sociais, parcerias, produtos sustentáveis, certificações, programas, projetos e movimentos”, explica German. Já a área “V.Products”, mostra mais de 250 opções de tecidos Denim e Denim Colour, com galeria de fotos e vídeos que oferecem uma visão fiel do caimento, elasticidade e construção dos tecidos.
Futuro digital
Para German, mesmo sem o agravante do fechamento temporário de estabelecimentos comerciais, soluções digitais são o futuro. Com isso, o executivo confirmar que o app continuará recebendo investimento e inovações, mesmo após a quarentena. “Novas tecnologias estão surgindo na apresentação digital de tecidos, o que vai nos direcionar ainda mais no caminho para a digitalização. Acreditamos que presencial e digitalmente a prioridade número um para marcas e empresas é a experiência do cliente/consumidor”, comenta.
Com mais de 500 cadastros, o diretor pontua que ainda não há como medir um crescimento direto nas vendas. “Neste contexto de pandemia ainda estamos acompanhando a abertura gradual dos mercados e a retomada da nossa cadeia tem acontecido de forma programada e cautelosa”, explica. Para ele, só será possível ver os resultados conforme o mercado for reabrindo.
A plataforma V.Space funciona em três idiomas e está disponível na App Store e Google Play. “O app é um catálogo digital e um hub de informações para fazer negócios e compartilhar conhecimento Nosso objetivo é criar um novo ambiente de conexão e aproximação da Vicunha com funcionários, força de vendas, clientes, parceiros, entusiastas por moda e interessados pelo setor têxtil”, conclui.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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