Vicunha aponta novas tendências de jeanswear para 2022

17/06/2021

A Vicunha, uma das maiores marcas têxteis do Brasil, mapeou novas tendências fashion tendo como base o jeanswear e o cenário atual. A empresa, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — aponta o otimismo e o conforto como pontos de partida para a moda em 2022.

Segundo a Vicunha, os dois caminhos que irão nortear a moda no próximo ano são “modo híbrido” e “otimismo radical”.

Modo híbrido

A tendência conversa com o cenário atual, onde muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, e hoje buscam peças que unem conforto com elegância. Nessa linha, estão o workleisure e anthflow.

O workleisure, junção das palavras work (trabalho) com leisure (lazer), aposta em modelagens tradicionais repaginadas nos detalhes, além de shapes mais largos. Nesse cenário, malha e moletom denim aparecem proporcionando uma união de estilo e praticidade.

Já o athflow funde roupas esportivas e a alfaiataria, combinando activewear e loungewear para criar um guarda-roupa versátil. Nesse caso, as peças são mais fluidas, com destaques para tons terrosos.

Otimismo radical

Já no tema “otimista”, a marca aponta a nostalgia e a positividade como ponto de partida. A nostalgia se baseia no encontro de novas gerações com tendências do passado, como os millenials influenciados pelos anos 1990 e a Geração Z abraçando a moda dos anos 2000. Com isso, o brilho, strech e até o “feito em casa” como o tie-dye, seguem em alta.

Já a positividade, manifestação otimista e escapista contra tempos sombrios, aponta para uma moda colorida, lúdica, divertida e acolhedora.

Veja exemplos dessas tendências aplicados no jeanswear:

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

tendências, trend, Vicunha