Vicunha Têxtil seleciona as principais tendências em jeanswear para 2016

20/01/2015

O ano mal começou e 2016 pode até pertencer a um futuro distante, mas não está tão longe assim. O mercado de moda já está pensando nas próximas temporadas e nas tendências que guiarão as escolhas dos fashionistas por um bom tempo. A tecelagem Vicunha Têxtil selecionou as principais apostas em jeanswear da primavera/verão 2016 e as separou em quatro principais temáticas. De acordo com a coolhunter da empresa, Lorena Botti, a temporada aparece multicultural e traz elementos artesanais combinados ao perfume retrô. Veja como essas informações podem ser traduzidas ao denim.

ETHNOTECH :: Handmaking is priceless

A valorização de criações artesanais antigas traz um interesse por trabalhos manuais típicos da cultura japonesa nesta tendência. No jeans, os trabalhos de amarração, pontos e nós deixam parte do tecido “protegida” do tingimento e geram formas geométricas e estampas únicas, conferindo exclusividade e originalidade às peças.

Para as mulheres, conforto e bem-estar são propiciados por formas como calças com linhas em “A” e macacões utilitários. O quimono é também influência para vestidos e casaquetos que recebem cinturas marcadas por cintos estilizados e mangas angulares. Para os homens, o estilo boho domina a alfaiataria. Nas calças, o estilo pijama cria um visual despretensioso e jovem, enquanto na camisaria a união da formalidade com o espontâneo cria looks super contemporâneos.

Entre os artigos da tecelagem voltados a esta temática, destacam-se os dark denim “Moser” e “Fencing”, com efeitos 3D e diferentes padrões de cor. Os “Printed Athletic Denim” exploram padrões florais, folhas e uma releitura moderna do Shibori, técnica milenar de tie dye.

OLD TREASURE :: Rediscovering abroad cultures

Nesta tendência, o turismo passa a ser visto com conotação mais ampla, como um mergulho cultural que preza pela conexão com o novo local. A emoção de vivenciar lugares históricos dirige o olhar a objetos, arquitetura e personagens, em uma atmosfera aventureira, artsy e boêmia.

A alfaiataria feminina é combinada ao estilo esportivo, criando visuais contemporâneos com calças de quadril folgado e cintura levemente baixa. Já o clássico workwear masculino ganha releitura em coletes, jaquetas e calças com patches, bolsos, costuras e aviamentos utilitários.

Os tecidos indicados para caber nessa temática são o “Ink” e o super strech “Rugby”, além da sarja “Stormy”, com algodão elastano e alto stretch.

REMODEL :: The past and the future moods connected

Geometria é a palavra-chave e aparece trabalhada tanto em produtos brilhantes de construções 3D quanto em aplicações de desenhos a laser. A autenticidade está nos detalhes, como abotoamentos e pespontos contrastantes que evidenciam a aparência de costuras. A cartela de tons é discreta e apresenta cores limpas como caramelo, vinho, branco e preto.

Para compor o estilo, lançamentos como os produtos “Savile” e “Yves”, que trazem tramas desenhadas garantindo uma infinidade de possibilidades criativas e uso de ambos os lados (avesso e direito).

MAKERS :: Shaping the future

A imersão no mundo virtual e o compartilhamento originam uma cultura visual com abundância de imagens, que inspiram uma estética dinâmica e multifacetada. No jeanswear, a estética é descontraída e define looks compostos por camadas, que recebem ainda uma pitada de atitude esportiva. Os tecidos traduzem este espírito por meio de formas experimentais de tratamento, e brincam com a ideia de construção e desconstrução em diferentes estilos de rasgos e puídos.

Saias românticas trazem um mix de detalhes como plissê e frayed, compondo looks contemporâneos. Silhuetas masculinas, que fazem alusão ao punk, trazem calças repletas de detalhes e que variam de skinnies a oversized.

Para criar dentro desse contexto as opções são “Gregory” e o “Sharon”, com acabamento especial “Carbolumen”.

Vicunha Têxtil