Vicunha traz produtos de denim e brim da linha Europa para o mercado brasileiro

13/04/2026

A Vicunha, empresa participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apresentou sua nova coleção de tecidos denim e brim em evento no showroom em São Paulo. Clientes e parceiros conferiram os novos artigos em um desfile com diversos looks desenvolvidos por estilistas e marcas como Alexandre Herchcovitch, Calvin Klein Brasil, UMA, MNMAL, Yes I am, Gefferson Vilanova, Cazuhe, dentre outras.

Divulgação: Vicunha 

Entre os destaques do lançamento estão tecidos da coleção Vicunha Europa, bem como artigos premium com texturas diferenciadas e o primeiro brim com elastano de origem renovável do país. A sustentabilidade segue em alta no portfólio da empresa, com produtos de menor impacto hídrico, pegada de carbono reduzida e matéria-prima reciclada ou diferenciada, como é o caso do TENCEL™ Lyocell.

Coleção Europa: a expressão do denim original – A Vicunha apresentou sua linha premium desenvolvida para o mercado europeu, agora disponível também para clientes no Brasil. Entre os destaques, o Millennium, já consolidado no mercado europeu, combina TENCEL™ Lyocell ao fio Vicunha Soft Serve, resultando em um denim que equilibra performance, sustentabilidade e maciez. O Shelton evidencia a estética old school com seu slub negativo refinado, que confere uma textura sofisticada e valoriza a leitura autêntica do denim, atualizada pelo conforto do stretch.

O Ephesus apresenta construção densa e robusta para coleções premium masculinas, conectando o resgate das modelagens amplas dos anos 2000 a um visual old school. Já o Tombstone adiciona profundidade ao visual com efeito 3D e textura cross hatch.

Na mesma proposta, o Tabriz explora o conceito de rigid look contemporâneo ao unir aparência de denim original com toque mais macio e o conforto do elastano. O Wiggins, em 100% algodão, reforça a herança do jeanswear com um visual old school e versátil para diferentes lavagens.

Pioneirismo em elastano renovável – A Vicunha apresentou o artigo Rafael, um brim especial com construção com diagonal bem marcada, combinando algodão e elastano de origem renovável. Trata-se do primeiro brim brasileiro com a tecnologia LYCRA® Renovável, com 70% do fio proveniente de ingrediente bio-derivado, o milho dentado, reduzindo a pegada de carbono em até 44% comparado a um elastano tradicional. Ao mesmo tempo em que é sustentável, o artigo possui visual estruturado e 100% da performance e recuperação do stretch, promovendo conforto e durabilidade.

Toque macio e sustentável do TENCEL™ Lyocell – A coleção mais que dobrou o número de lançamentos com a fibra TENCEL™, da Lenzing, em comparação ao ano passado. Produzida a partir de madeira certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council), instituto que atesta manejo florestal responsável, a fibra passa por processo closed-loop, que recupera 99% do solvente utilizado, com economia de 50% de água e carbono em relação ao lyocell genérico. O resultado são tecidos com toque macio e sedoso, com respirabilidade, controle de umidade, caimento solto e movimento natural.

São cinco novos artigos com a fibra: Jenna é um denim composto de algodão penteado e lyocell, com alta respirabilidade, frescor e toque macio; Betina é uma sarja com amplo stretch, toque sedoso e maciez envolvente; Juréia mescla o corpo do algodão com o frescor e a absorção de umidade do lyocell, com efeito flamé no urdume; Nice é uma sarja 4×2 estruturada e com maleabilidade surpreendente; e Maitê, 100% lyocell, oferece maior fluidez e maciez.

Foto: Divulgação Vicunha

Efeitos premium e estética diferenciada – A nova coleção trouxe tecidos com texturas que resgatam o melhor do denim clássico. O Wilson, 100% algodão, traz um efeito crinkle de origem, criado por fios especiais, resultando em superfície com textura e estética vintage autêntica. Luque Plus e Luque Black Plus, compostos de algodão e elastano, respondem à lavanderia como verdadeiros clássicos, revelando um visual estonado autêntico, salt & pepper pronunciado e o aspecto vívido dos vintage stone washes. O Giuseppe, 100% algodão, leva para a sarja a inspiração japonesa, com listras elaboradas em maquineta que conferem visual original e artesanal.

Conforto dos elastizados – A coleção traz uma ampliação do portfólio de denim que mescla algodão e elastano. Com destaque para o Fester, um denim essencial com stretch moderado e flamê no urdume, ressaltando uma textura expressiva com visual sofisticado. Já o Bruni é um denim com alta flexibilidade e aparência que confere riqueza de textura. O Kirten Dark possibilita performance em elasticidade, mas com flamê sutil, com alto potencial de contraste entre tons de azul na lavanderia.

Stretch de alta performance – A Vicunha também ampliou sua linha de produtos com alto desempenho em stretch. Com o uso da tecnologia Lycra® Dual FX, a empresa traz ao mercado o denim premium Laure, que conta com alta elasticidade e recuperação da forma. Combina algodão, elastomultiéster e elastano, com flamê refinado no urdume, salientando uma textura autêntica e um jogo visual elegante. O artigo combina alta performance e responsabilidade ambiental, já que é produzido apenas com água de reúso.

Menor impacto ambiental – A Vicunha expandiu a linha Zero Fresh Water, com artigos produzidos sem uso de água de manancial, graças à estação de tratamento que purifica água para reúso em processos industriais. A coleção ainda traz tecidos com o selo Less Water, que minimiza o consumo hídrico na produção. Também foi ampliado o número de produtos com algodão reciclado, reintegrando resíduos do próprio processo produtivo e promovendo a circularidade de materiais.

Outro diferencial sustentável é a menor emissão de CO₂ no processo produtivo. Por meio de cinco parques eólicos no Nordeste, a Vicunha autoproduz energia limpa e renovável para abastecer suas três fábricas no Brasil. A empresa também utiliza biomassa renovável em suas caldeiras, reduzindo expressivamente as emissões de carbono.

“Inovação e sustentabilidade não são mais diferenciais, são ponto de partida. O que nos move é entregar tecidos que inspirem e que permitam às marcas contar histórias relevantes para seus consumidores”, afirma Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha.