Visões para a moda em 2018
No recém-lançado BoF-McKinsey Global Fashion Survey, fruto de uma parceria entre o portal de notícias de moda Business of Fashion e a consultoria global McKinsey, “incerto” e “desafiador” são as palavras mais comuns para descrever o estado da indústria para 2018, mas em terceiro lugar está “otimismo”.
O McKinsey Global Fashion Index prevê que o crescimento das vendas da indústria seja quase triplicado entre 2016 e 2018, de 1,5% para entre 3,5 e 4,5%. Contudo, a recuperação não é sentida uniformemente em todo o mundo. Em 2018, um importante ponto de inflexão será alcançado quando, pela primeira vez, mais da metade das vendas de vestuário e calçados se originarão fora da Europa e da América do Norte, sendo as principais fontes de crescimento países de mercados emergentes da Ásia-Pacífico, América Latina e outras regiões. Quanto aos segmentos, observa-se uma polarização: os consumidores buscam novos price-points, acima ou abaixo dos preços medianos. Aqueles que operam nos segmentos de luxo e descontos têm ganhado velocidade no crescimento.
Em relação a modelos de negócio, consequência da ampla adoção do digital, as expectativas aumentam acerca da experiência do consumidor, que se atenta mais à conveniência, preço, qualidade, novidade e personalização. O estudo destaca alguns temas que deverão formar as feições de 2018, entre eles a ascensão definitiva dos players asiáticos, a personalização em escala e implantação de inteligência artificial de última geração.
O relatório pode ser baixado aqui: https://www.businessoffashion.com/articles/news-analysis/the-state-of-fashion-2018
Fonte: Business of Fashion
Inteligencia Competitiva