Volume de importação de roupas para a Argentina é superior a 50%
O último relatório setorial da Câmara de Vestuário Industrial Argentina (CIAI) informa que durante os primeiros dez meses do ano foram importados 403 milhões de dólares de roupas, ou seja, 28% a mais que no mesmo período do ano anterior. No que diz respeito ao volume de importações, foram alcançados 17,3 milhões de quilos, ou seja, 55,5% a mais do que no ano passado.
O custo médio por quilo dos produtos têxteis exportados entre janeiro e setembro de 2017 foi de US$ 23, inferior ao custo de US$ 28 por quilo que foi registrado durante o ano de 2016.
Entre os principais países exportadores durante esse mesmo período, a China mantém sua participação maioritária. Das receitas totais registradas nos primeiros 10 meses, as compras do país asiático ocuparam 57,5% de valor e cerca de 71% em volume. O pódio do ranking dos países que mais exportam para o mercado argentino é complementado pela Índia e Vietnã, que exportaram 6,2% e 5,6% em valor e 5,3% e 2,9% em volume, respectivamente.
Por tipo de vestuário, os casacos continuam sendo o vestuário mais exigido com 21,5% do total, em segundo lugar, calças com 18% e suéteres em terceiro lugar com 12,1%. Quanto aos países de origem desta mercadoria, observa-se a presença da China como a primeira origem dos principais produtos de importação.
Fonte: Fashion Network
Inteligencia Competitiva