WGSN e Lectra anunciam parceria em evento na Abit

27/06/2013

Com palestras de Kristen Batby, gerente corporativa de Fashion Marketing da Lectra, e Andrea Bisker, diretora geral da WGSN na América Latina, a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) anunciou mais uma parceria na tarde de ontem (26/06), entre a Lectra (empresa de tecnologia de softwares específicos para moda, que desenvolve designs e estampas diferenciados) e o bureau de tendências WGSN. Fernando Pimentel, diretor superintendente da Abit, fez as honras na abertura do evento, reforçando a importância de nutrir a indústria com informação de ponta.

A parceria tem como principal objetivo diminuir o gap entre as diversas etapas da produção, especialmente nas áreas de criação, conexão e controle. A primeira envolve conceitos de transformação de tendências e desenhos técnicos em peças com soluções inteligentes e rápidas. Já a conexão refere-se à união de diferentes áreas da empresa, dando visibilidade ao processo de produção da coleção. E o controle relaciona-se principalmente do ciclo do design, com armazenagem dos desenhos, qualidade e consistência.

Kristen começou a palestra trazendo pontos interessantes sobre inovação e mudanças na indústria, com fornecedores cada vez mais alinhados ao comportamento do consumidor. Segundo a gerente da Lectra, hoje o cliente tem ainda mais importância para o mercado devido aos novos meios de distribuição e participa muito mais no processo criativo e demanda das marcas.

Em seguida, Andrea Bisker falou sobre algumas novas estratégias e insights inovadores para o varejo. Entre elas, a diretora da WGSN destacou alguns casos de sucesso como o da loja ambulante da Mini Cooper em Paris. Em vez de convidar seus consumidores a ir à loja fazer um test drive, a marca colocou um carro circulando nas ruas. Andrea trouxe ainda tendências em visual merchandising e pontuou propostas interessantes da Semana de Design de Milão, como cartoons, grafismos com muita exploração do preto e branco; padrões monocromáticos; manequins utilizados como instalação de arte com efeitos de movimento e manequins coloridos como uma tendência fortíssima.

abit, Apex-Brasil, Lectra, texbrasil, WGSN