WGSN@SPFW apresenta as principais tendências para 2016

23/04/2015

Em evento realizado nos dias 14 e 15 de abril, o WGSN apresentou a seus clientes e convidados as principais tendências de moda, comportamento e consumo para os próximos anos. A 23ª edição do WGSN@SPFW contou com palestras ministradas por profissionais brasileiros e britânicos e marcou o retorno da Santista Jeasnwear, tradicional tecelagem brasileira que estava sediada na Espanha e funcionando com o nome Tavex Brasil.

O programa de palestras começou com a fala da gerente de marketing do WGSN, Clarissa Araújo, explicando sobre como o futuro está cada vez mais próximo graças aos avanços tecnológicos. A gerente também compartilhou que a Gisele Bündchen Intimates, linha de luxo da Hope Lingerie, é uma das finalistas brasileiras que concorrem ao Global Fashion Awards 2015, premiação que reconhece e celebra as mais inovadoras ações de moda mundiais. Ambas Santista e Hope são participantes do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O tema do evento, Create Tomorrow foi presente em todas as palestras da programação. Ao falar sobre as palavras mais procuradas na internet, Claudia Sciama, diretora de varejo do Google, mostrou como as buscas são um reflexo da sociedade atual. Em tempos de maior conscientização sobre cidades e pessoas, os assuntos ‘engajamento’ e ‘mobilidade urbana’ são, por exemplo, os tópicos que mais ascendem nas estatísticas. Sciama também falou sobre como a tecnologia deve estar a serviço do homem e como demandas de estar cada vez mais perto de lugares distantes leva à criações de ferramentas e softwares inovadores, como uma vertente do Google Street View que registra o ambiente marinho das águas de Fernando de Noronha e o Google Art Project, iniciativa que mapeia e fotografa museus do mundo inteiro e disponibiliza online.

A palestra seguinte foi ministrada pela britânica Lizzy Bowring, que compartilhou com os espectadores as principais tendências para o outono/inverno 2016. Através da análise dos maiores desfiles das semanas de moda internacionais, Lizzy adiantou que pode-se esperar muitos lançamentos pautados nos temas Época Vitoriana, Retrô-Futurístico, Minimalismo e Moda + Arquitetura. Cores pastel, baunilha, azul-petróleo e preto esverdeado estão entre as apostas cromáticas.

Em seguida, a vice-presidente do WGSN na América Latina, Letícia Abraham, foi a responsável por apresentar as quatro macrotendências para a próxima temporada. A primeira foi a Elemental, tema marcado pela introspecção como resposta ao bombardeio de informações, uma reflexão sobre o real significado das coisas. A segunda foi a Artisan, uma valorização da criação coletiva para preservar o lado humano em meio à avalanche digital que o mundo atravessa. O conceito mais significativo deste tema é crescente relevância do pensar no outro. “O pensamento maker passa do me para o we. Surgem dois novos grupos além do DIY (Do It Yourself): DIWO (Do It With Others) e DOYFO (Do It Yourself For Others)”, afirma Letícia.

A terceira foi a Remaster, caracterizada pelo questionamento do futuro e seu significado. “Quando o inimaginável se torna tangível, surge um grande apetite por experiências fantásticas, que só tende a crescer com o advento da realidade virtual”, segundo Letícia. Outra vertente desta macrotendência é o empoderamento do ser e a capacidade de criar versões particulares de super-heróis. A última macrotendência apresentada foi a OffBeat, que engloba a geração de pessoas que valorizam o escapismo e passam mais tempo se divertindo do que trabalhando. Essa tendência também está sendo aplicada nas artes, com designers e artistas procurando a surpresa, o não planejado e o interativo. A tecnologia se torna divertida, experimental e vestível.

O evento continuou com Carla Buzasi, diretora de conteúdo global do WGSN, que falou sobre quebra de paradigma em vários setores criativos. Segundo Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, as pessoas têm que romper seu próprio sucesso para se manter relevante e, por isso, ensinou ao público as cinco regras para o rompimento pessoal: trabalhe duro e seja legal com as pessoas; se algo parece fácil, provavelmente é; confie no seu instinto; encontre pessoas para te apoiar; arrisque-se. Encerrando as atividades do dia, o diretor de conteúdo do Lions Festival, David Davies, abordou o tema criatividade e inspiração em relação a grandes negócios.

A próxima edição do WGSN@SPFW acontece em seis meses, durante a temporada inverno/2016 da São Paulo Fashion Week.

Hope, Santista, SPFW, WGSN