Workshop discute sustentabilidade e inovação nos negócios

15/10/2015

Um workshop realizado pelo Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex- Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) no último dia 28 de março, discutiu questões de sustentabilidade e inovação aliadas aos negócios e a importância da obtenção da Certificação de Qualidade e Sustentabilidade da Indústria Têxtil e de Moda – Selo Qual. O mecanismo foi desenvolvido especialmente para ajudar as empresas do setor a inserirem boas práticas de Sustentabilidade em sua gestão e desenvolvimento de produtos.

Entre os participantes estava Mara Jager, consultora da marca PUMA no Brasil. Segundo ela, atitudes de caráter sustentável facilitam na promoção de parcerias comerciais: “as empresas e marcas sérias consideram uma empresa bem qualificada como parceira. A certificação delas mostra sua preocupação com os fatores básicos de relações humanas, meio ambiente e compromisso em exercer um trabalho honesto e profissional”, afirma.

Ainda sobre a seriedade empresarial, Mara considera a importância de uma certificação como a do Selo Qual, nesse momento de evoluções tecnológicas e apoio a natureza, “É de grande importância um fornecedor ter uma forma de auditoria qualificada que lhe garanta um selo. Sem dúvida, esse tipo de certificação irá apontar à empresa onde ela deve melhorar em seus processos e lhe garantir melhor atuação no mercado e reputação”, conclui.

Desmistificando a ideia de que sustentabilidade é apenas o “verde” nas relações empresarias, Marcelo Torres, condutor do workshop explica: “Os empresários e gestores precisam perceber que muito além dessa história de ‘ser verde’ ou ‘ecologicamente correto’ existe um novo ambiente de negócios mais rigoroso e exigindo condutas diferentes das empresas, tanto do lado do governo quanto da sociedade. Estar preparado para gerar resultados neste contexto é o que se pode chamar de sustentabilidade.”

Os seminários ajudaram os participantes a compreender a real intenção da aplicação das questões de sustentabilidade nos processos de produção, qualidade e atendimento normativo das empresas. “Posso garantir que sustentabilidade depende menos de boa-vontade e mais de coerência, eficiência com qualidade e inovação”, completa Torres.

As palestras foram realizadas na sede da Abit, em Higienopólis (SP), e contou com cerca de 30 representantes de empresas participantes do Programa.

 

Ver todas as notícias

abit, Apex-Brasil, inovação, Selo Qual, sustentabilidade, texbrasil