Yarn Bombing Day: Círculo S/A se junta a dois coletivos de artesanato para intervenção têxtil na Itália

01/08/2019

Entre os dias 9 e 10 de agosto, artistas têxteis do mundo todo se reúnem para promover a intervenção urbana Yarn Bombing Day pelas ruas da cidade de Trivento, na Itália.Os coletivos brasileiros Meiofio e TeceLãs contaram com uma a ajuda da Círculo S/A, participante do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) — para confeccionar os trabalhos em crochê expostos.

O Yarn Bombing Day é um dia global que estimula intervenção urbana feita com trabalhos em crochê e tricô. O objetivo é preencher e ressignificar espaços, como grades, postes, pontes, árvores, entre outros.

Para as ruas de Trivento, o coletivo Meiofio reproduziu a padronagem da calçada de São Paulo. “Vamos levar um pedacinho da nossa cidade para a Itália. É um projeto bem grande, com 15 metros de largura por 1,2 metro de comprimento e contou com a colaboração de muitas mãos”, comenta Nara Rossetto, uma das idealizadoras do Meiofio. Mais de 20 pessoas colaboraram com a confecção da malha em crochê ao longo de cinco meses. O trabalho contou com cerca de 200 novelos. 

Já o coletivo TeceLãs optou pela criação de um painel de 2,5 metros de largura por 2,5 metros de comprimento, representando a flora brasileira. “Foi um trabalho complementar, que contou com uma contribuição livre das cinco integrantes do nosso coletivo. Cada uma fez uma parte e no fim nos reunimos para concluir todo o painel. Usamos tricô, tricotin e crochê, em 12 cores dos fios Mollet e Pompom Fofo, da Círculo S/A”, pontua Lu Gastal, uma das integrantes do TeceLãs. Foram usados o equivalente a 6 quilos de fios neste painel.

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1.500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).