Delegação com 44 empresas brasileiras leva inovação e tecnologia para a Colombiatex 2020
Entre os dias 21 e 23 de janeiro, acontece em Medellín, na Colômbia, uma das principais feiras da América Latina voltada ao setor têxtil e de confecção: a Colombiatex. O Brasil desembarca na cidade colombiana com 44 empresas, que prometem levar inovações em insumos têxteis, máquinas e equipamentos, couro, calçados e suprimentos.
As fabricantes brasileiras formam uma das delegações estrangeiras mais representativas da feira. O grupo de empresas participa da Colombiatex através do apoio dos programas internacionais de promoção: By Brazil Components, Machinery and Chemicals, Brazil Machinery Solutions e Texbrasil, realizados por meio de parcerias entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Empresas de Couro, Calçados e Componentes de Fabricação (ASSINTECAL), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
Em 2019, durante a última participação do Brasil na Colombiatex, as 30 empresas participantes do Programa Texbrasil faturaram mais de US$ 6,7 milhões durante os três dias do evento e mais de US$ 58 milhões em negócios realizados no ano seguinte. Já as nove fabricantes participantes do Brazil Machinery Solutions, do setor de máquinas e equipamentos, negociaram mais de US$ 2 milhões, entre acordos imediatos e ao longo do ano.
A Colômbia é atualmente o terceiro parceiro comercial mais importante do Brasil na América Latina, com um importante processo de crescimento. Mais de 90% das exportações brasileiras para o país são de manufaturas, especialmente produtos para carros, ferro, aço, peças automotivas.
2020 – A presença brasileira
O programa Brazil Machinery Solutions leva até a Colômbia oito empresas fabricantes de máquinas e equipamentos voltados para o setor têxtil e de confecção. “Esta feira é muito importante para as empresas brasileiras. Trabalhamos duro em inovação há vários anos, principalmente em tecnologias que nos permitem criar produtos, suprimentos, máquinas e equipamentos que cada vez mais apontam para um conceito sustentável. É o que os consumidores de hoje procuram, mas acima de tudo o que o planeta precisa ”, afirma a diretora executiva do mercado externo da ABIMAQ e gerente da BMS, Patrícia Gomes.
Para suprir a demanda de compradores colombianos e de diversos lugares do mundo que visitam a Colombiatex, o Programa Texbrasil leva 32 empresas de insumos têxteis. “A Colombiatex é a vitrine perfeita para as empresas brasileiras apresentarem avanços tecnológicos em tecidos e suprimentos para roupas. Desde a assinatura do Acordo de Livre Comércio entre Colômbia e Brasil, o número de exportações aumentou cerca de 45%, assim como a demanda por outros insumos para confecção. Diante desse cenário de crescimento, esta é a maior delegação brasileira que participa da Colombiatex”, acrescenta a gerente executiva do Texbrasil e representante da Abit, Lilian Kaddissi.
A exposição comercial para o setor de couro, calçados e suprimentos de calçados será composta por 4 empresas, que mostrarão as principais tendências em insumos para obter calçados confortáveis, com materiais de qualidade, mas acima de tudo na vanguarda em termos de design e tecnologia.
“A indústria de couro e calçados no Brasil é uma das mais importantes do mundo. Atualmente, exportamos para mais de 70 países. Somos uma indústria que consegue usar mais de 3.500 componentes diferentes em cada coleção, o que nos torna muito criativos e inovadores”, diz a analista de relacionamento da ASSINTECAL, Cariani de Souza.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. A ABIMAQ é responsável pelo Programa Brazil Machinery Solutions – Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2018, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 159 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse:
http://www.abimaq.org.br ou http://www.brazilmachinery.com.
As participantes do Programa Brazil Machinery Solutions serão: Audaces, Castilho Máquinas Têxteis, Censi Máquinas, Comelato Roncato, Delta Equipamentos, Inarmeg, Orizio e SocioTec.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 45 bilhões. A Abit é responsável pelo Programa Texbrasil – O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Mais informações: https://www.abit.org.br/ ou http://texbrasil.com.br/pt/
Na indústria têxtil, as empresas que acompanham o programa Texbrasil são: Bonor Fashion Accessories, Berlan, Canatiba Denin Industry, Cataguases, CMJ Textile, Coltex, Covolan Têxtil, Delilah Textile, Draft, Ecotag Lacres, Estrela Aviamentos, Expor Manequins, Hudtelfa, Creora, J. Serrano, La Estampa Fabric & Arts, Latina Textil, Lunelli Textil, Linhas Trichë, Tecelagem Macias, Nicoletti Textil, Paramount, Paranatex Textil, Rosset, Salotex, Sancris Threads and Closures, SantaConstancia, Santana Textiles , Santanense, Santista Jeans Wear, TBM Têxtil, Vicunha Textil.
Sobre a ASSINTECAL
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP). A ASSINTECAL é responsável pelo programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Mais informações: https://www.assintecal.org.br/ ou https://www.bybrasil.org.br/by-brasil
Da parte da ASSINTECAL, quatro empresas participarão: Conexão Malhas, LCM Foils, SMS Metais e Alpargateria Cervera.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações em: https://portal.apexbrasil.com.br/
Colombiatex