Upvest fabrica máscara que protege contra Coronavírus
A Upvest, detentora da marca de moda praia Lua Morena, acaba de lançar uma máscara com tecnologia que bloqueia o Coronavírus.
A empresa, que faz parte do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) —, já tem as certificações necessárias para começar a comercializar o item.
De acordo com a responsável pelo marketing da marca, Jaqueline Orlando, a máscara começou a ser desenvolvida em março. “A ideia de adicionar um produto antiviral veio com o desejo de fornecer para a sociedade um produto que fosse eficaz contra o Coronavírus”, conta.
Depois de muitas pesquisas, a marca optou por usar uma tecnologia de origem suíça, que permite a inativação de 99,9% do vírus (Cepa MHV-3) em 1 minuto. “Um tempo recorde para esse tipo de substrato”, aponta Jaqueline.
Certificação
No entanto, apesar dos esforços, a marca encontrou dificuldades em conseguir a certificação adequada, por isso entrou em contato com especialistas da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), que auxiliaram nesse processo. “Com a dedicação da Dra. Clarice Arns (UNICAMP), conseguimos os resultados em duas semanas. Eles utilizaram o padrão ISO 18184/2019-06-25: Textiles – Determination of antiviral activity of textiles products”, explica.
Outra característica positiva do item é a reutilização. A máscara da Upvest pode ser lavada até 20 vezes sem perder a capacidade de neutralizar o vírus. “E mesmo depois de perder a característica antiviral ela não deve ser jogada fora, porque ela ainda é uma máscara de barreira lavável”, comenta Jaqueline, apontando para a sustentabilidade da peça.
O lançamento da brasileira estará, em breve, disponível em farmácias de todo o país e já é vendido em outros mercados por meio de parceiros.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 4,4 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
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