Harlan Bratcher fala sobre as inovações da JD.com, a maior varejista da China

16/01/2019

No último dia do NRF, Harlan Bratcher, diretor de desenvolvimento de negócios do maior varejista chinês, o JD.com, trouxe ao público sua visão sobre o setor do país — hoje considerado o mais tecnológico do globo.

Para Bratcher, o motivo desse avanço é a adoção tardia de diversas tecnologias. A China se estruturou após os anos 2000 e foi direto para um cenário com tecnologias de ponta, o que fez com que os consumidores, principalmente os jovens, se adaptassem muito rápido.

Ele comenta ainda que são muitos os desafios de um mercado com mais de 1,3 bilhões de pessoas extremamente exigentes. No passado, os consumidores se importavam apenas com o produto, o “o que”, mas explica que hoje o “quando” e o “onde” também são parte desta equação. Por isso, a JD.com desenvolveu tecnologias nas área de logística e supply chain, bem como na experiência de loja frictionless.

Bratcher falou ainda sobre a disposição da empresa em compartilhar seus conhecimentos. Acaba de ser lançada uma plataforma da JD.com para auxiliar as empresas a operarem seus varejos na China. Da mesma forma, em mercados onde o JD.com não tem atuação direta, a empresa se mostra disposta a conversar sobre oportunidades de parceria.