Euratex faz alerta sobre crise energética e suas consequências para o setor têxtil e de confecção europeu

04/02/2022

A Confederação Europeia de Vestuário e Têxtil (Euratex) emitiu um alerta em relação à atual crise energética, e como ela afeta a competitividade da indústria têxtil e de vestuário europeia.

O aviso da organização destaca que, devido às alternativas limitadas ao uso de gás em diferentes partes do processo de produção, os custos devem aumentar acentuadamente. Com isso, eles pedem à Comissão Europeia e aos estados membros que apoiem a indústria para evitar o fechamento de empresas.

O alerta acompanha o documento chamado “Dez passos para a neutralidade climática”. O material descreve as etapas que a Euratex acredita serem necessárias para a visão de longo prazo – avançar para a neutralidade climática, mantendo a indústria têxtil e de vestuário internacionalmente competitiva. Entre os dez tópicos estão temas como uma cadeia com energia verde suficiente, acesso à energia renovável a custos competitivos e investimentos adicionais em infraestrutura.

O documento afirma que, nos últimos 20 anos, a indústria têxtil europeia reduziu sua intensidade energética baseada em combustíveis fósseis em mais de 60% e está empenhada em descarbonizar ainda mais. No entanto, uma nova transformação para uma indústria têxtil de baixo carbono dependerá de tecnologias inovadoras para os processos existentes.

Saiba mais em Just Style: https://bit.ly/3AVSYmU