DFB Festival celebra a moda brasileira em edição digital

11/08/2020

O evento brasileiro DFB Festival, conhecido como Dragão Fashion, realizou sua primeira edição digital. Programado para acontecer no primeiro semestre, o evento foi cancelado por causa da pandemia. Como resultado, uma versão digital foi idealizada pelo criador Cláudio Silveira e teve duração de dois meses.

Com foco em moda, artes e inovação, o DFB Festival promoveu desfiles online, mostras de cinema e concursos para lançar novos talentos. “Estávamos com grandes expectativas para esse novo formato”, conta Cláudio.

O criador explica que a versão física estava praticamente pronta quando foi necessário se reinventar e apostar em algo novo. “O público acolheu nossa ideia. Aprendemos muito com todo esse desafio e vamos levar muitos ensinamentos para as próximas edições”, comemorou.

O resultado foi positivo: no Youtube, os vídeos somaram quase 30 mil visualizações. O line-up da versão digital foi de encontro com a tradicional seleção do evento, que sempre dá destaque para estilistas autorais e nordestinos — o evento acontece na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.

Novos talentos

Os seguintes nomes apresentaram suas coleções na edição virtual: Bruno Olly; Ivanildo Nunes; Lindebergue; Coletivo (Bruno Queiroz + Gisela Franck + Bikiny Society); Vitor Cunha; Almerinda Maria; Rendá por Camila Arraes; Ronaldo Silvestre; Kalil Nepomuceno; Baba, Marina Bitu e Thereza Montenegro. As duas últimas estilistas são estreantes no Dragão.

Com o formato digital, o evento se estendeu por dois meses, e contou ainda com ações sociais. Em parceria com a Enel, o DFB Festival doou 200 mil máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Além disso, outra iniciativa reuniu oito restaurantes da culinária autoral para criar pratos comercializados com preços promocionais.

Outro destaque das edições é o concurso de novos talentos, que promove o trabalho de estudantes de instituições de ensino de moda. Ao contrário das edições anteriores, em 2020 os alunos não apresentaram a coleção em desfile, mas em um look book piloto. O primeiro lugar ficou com a Unifor, seguido Instituto Federal do Rio Grande do Norte –  Campus Caicó, e pelo Senai Cetiqt, localizado no Rio de Janeiro.

Moda autoral

O DFB Festival foi criado em 1999 para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no estado do Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o evento abraçou ações de formação, economia criativa e inovação.

Saiba mais sobre o DFB Festival

dbf festival, NOVOS TALENTOS, versão digital