As micro fábricas e o futuro da produção têxtil

21/05/2019

Pautadas pelo trinômio “individualização, automação e digitalização”, as micro fábricas deverão ser uma das principais transformações mundiais provocadas pelo surgimento da Indústria 4.0 e fortes candidatas a compor o futuro da indústria têxtil.

“Envie, hoje, seu desenho favorito à confecção por meio de um app e vista, amanhã, sua camisa feita sob medida”, idealiza Michael Jänecke, um dos diretores da feira Texprocess, que ocorrerá em maio, em Frankfurt. O evento contará com três linhas de produção-modelo para demonstrar a fabricação automática de roupas, sapatos 3D de malha e têxteis técnicos. Na feira, o usuário visualizará uma simulação 3D, no seu próprio aparelho celular, e poderá ter seu pedido confeccionado rapidamente por robôs.

Por trás disso, há uma complexa rede de processos interligados, que envolve produção, processamento e logística. Motivada, principalmente, pelas mudanças de comportamento do consumidor de artigos de moda, que deseja cada vez mais produtos customizados e atualizados, esta forma de organização tem o potencial de fabricar têxteis de maneira mais veloz, mais flexível e, possivelmente, mais sustentável.

Fonte: InnovationInTextiles

https://www.innovationintextiles.com/industry-talk/microfactories-future-of-clothing-production/