Cientistas desenvolvem tecido com controle automático de temperatura

21/05/2019

Tecidos de alta tecnologia são usados por atletas há décadas. No entanto, ainda não havia sido produzido um material que alterasse suas características de transporte de calor em resposta ao ambiente.

Pesquisadores da Universidade de Maryland criaram um tecido que diminui a temperatura do usuário em ambientes quentes e faz o oposto em ambientes frios. Feito com fibras recobertas por nanotubos de carbono, ele aumenta a quantidade de radiação infravermelha que o atravessa em situações quentes. Em ambientes frios, a peça naturalmente reduz a quantidade de energia que é transmitida por radiação, conservando calor.

“Em toda nossa história, o único jeito de controlar a temperatura do corpo foi: ou vestir mais roupas, ou despi-las. Este tecido age nos dois sentidos automaticamente” afirma Min Ouyang, um dos autores do estudo.

Mais pesquisas serão necessárias até que a nova tecnologia possa ser comercializada, entretanto, segundo os cientistas, as perspectivas são otimistas. Os materiais para a fibra já são acessíveis no mercado e a cobertura de carbono pode ser facilmente incorporada ao processo comum de tingimento.

 

Fonte:Science Daily

https://www.sciencedaily.com/releases/2019/02/190207142242.htm