Conheça três profissões que prometem ser o futuro da moda

06/03/2018

peru

 

Quando alguém diz que trabalha ou quer trabalhar com moda, você pensa logo em profissões como estilista, fotógrafo, modelo ou editor de moda, não é? Mas a moda sempre teve uma gama imensa de oportunidades de trabalho, e isso vem aumentando e se modificando nos últimos anos com o avanço da tecnologia e com as novas tendências nos negócios. Conheça três profissões do futuro na moda:

Especialista em sustentabilidade

Muitas empresas de moda estão priorizando a sustentabilidade e colocando modelos empresariais que não provoquem grande impacto ambiental como o grande valor de seus negócios. Por isso, elas precisam dar mais atenção à forma como produzem e se inserem no mundo. É fundamental que existam no mercado consultores de sustentabilidade qualificados que possam guiar a empresa para que faça o que for possível para integrar fontes sustentáveis e práticas ambientalmente amigáveis, por exemplo. A profissão também é bastante ampla: se por um lado o especialista em sustentabilidade é responsável por pesquisar materiais que possam ser reciclados e criar projetos para reduzir o impacto da empresa no planeta, por outro ele também precisa entender de comércio justo e estar pronto para conduzir a marca no que houver de mais novo nesse setor.

Engenheiro de impressão 3D

Para os estilistas, um dos aspectos mais desafiadores do negócio de moda é o processo de fabricação. E a adoção da impressão 3D tornaria a fabricação mais rápida, fácil e econômica. Neste momento, as principais marcas mundiais, como a Chanel, estão testando a impressão 3D em peças que seriam impossíveis de serem feitas de outra forma. O que se imagina é que a impressão 3D, assim que for aprimorada, se torne uma parte muito maior nos negócios de moda, pois vai virar de ponta-cabeça a forma de produção. Em vez de fabricar uma peça a partir de um tecido plano e ir removendo os excessos para criar a forma desejada, a impressão 3D começa do nada e só adiciona material à medida que for necessário. Ao mesmo tempo, é necessário compreender se as pessoas ainda visitariam as lojas para comprar uma peça ou até mesmo se elas gostariam de comprar uma peça, já que poderão imprimi-las em suas casas.

Cientista de dados

O machine learning de ponta é fundamental para marcas que querem antecipar e prever o que os compradores podem estar procurando. De acordo com a McKinsey, um varejista que usa big data pode aumentar sua margem operacional em mais de 60%. Como resultado, as empresas estão indo bem além da análise estatística simples e partindo para o uso de inteligência artificial e deep learning para prever desejos e fazer recomendações personalizadas. Hoje, milhares de cientistas de dados trabalham em startups de moda e empresas estabelecidas usando machine learning e outros métodos quantitativos para obter informações sobre o comportamento do consumidor.