Equador estabelece tarifa zero para importação de algodão

25/06/2018

Equador elimina os obstáculos à importação de algodão. O Comitê de Comércio Exterior (Comex) do país andino emitiu uma resolução que estabelece a tarifa zero para a importação de algodão. O governo equatoriano estabeleceu a medida para atender às demandas da indústria têxtil do país sul-americano, que atualmente gera cerca de 158 mil empregos.

A medida estabelece uma cota anual de importação de algodão de 13.000 toneladas para as empresas que compõem a Associação dos Industriais Têxteis (Aite) e 1.000 toneladas para empresas que não pertencem à entidade sindicalizada, segundo o El Telégrafo.

A tarifa zero para a importação de algodão, nos parâmetros estabelecidos pela Comex, será válida até 2020. A resolução determina que, em caso de superação dos contingentes anuais indicados na tabela, os importadores serão obrigados a pagar tarifa atual, que é de 5%.

O setor têxtil equatoriano demandou uma média de cerca de 12.000 toneladas de algodão durante o período 2013-2017. No ano anterior, a indústria utilizou 11.000 toneladas, das quais 94% foram importadas, enquanto 6% vieram da produção nacional.

A indústria têxtil equatoriana, que é desenvolvida principalmente na região andina do país, gera 158.000 empregos no Equador, sem contar os empregos indiretos, especialmente no setor de confecção de roupas.

Para saber mais, clique aqui.