Natural Cotton Color recebe certificado de sustentabilidade em Milão

22/09/2022

 

A Natural Cotton Color dá mais um passo quando o assunto é sustentabilidade e acaba de anunciar o recebimento da certificação Friend of the Earth, aceita em mais de 50 países. A empresa é participante do Texbrasil(Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) —resultado de uma parceria entre a Abit(Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil(Agência Brasileira de Promoção de Exportações Investimentos).

O processo de certificação é feito pela World Sustainability Organization (WSO), entidade mundialmente reconhecida. O certificado será entregue para a marca em um evento Sustainable & Ethical Showroom, realizado pela WSO. A certificação internacional é aceita em mais de 50 países. 

Paolo Bray, fundador e diretor da WSO, explica que o selo Friend of the Earth foi criado para certificar produtos de agricultura e pecuária sustentáveis. Apoiada por muitos anos de experiência, a organização também desenvolveu requisitos de certificação para roupas e produtos de moda sustentáveis. “O objetivo do selo é estimular e favorecer a mudança em direção a uma moda mais respeitosa com o meio ambiente e com os trabalhadores”, complementa. 

O Friend of the Earth contribui para o marketing da empresa, em sua promoção e, consequentemente, na ativação de vendas. E esse certificado se soma a outro reconhecimento importante que a Natural Cotton Color já recebeu. A empresa já possui a certificação internacional de produto orgânico Ecocert, e se fortalece no mercado também devido a um arranjo produtivo orientado pelos princípios da sustentabilidade que chama a atenção do mercado. 

Em agosto, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) visitou os campos de algodão em Ingá, na Paraíba, e conferiu o programa socioambiental e de preservação cultural na região. “Nosso algodão é cultivado pela agricultura familiar com contrato de compra garantida. O preço pago por quilo é o maior do Brasil”, ressalta Francisca Vieira, diretora da Natural Cotton. Além disso, o município de Ingá é um grande impulsionador da produção de algodão consorciado com outros produtos como milho, feijão e fava, para garantir a segurança alimentar.

Inovações na passarela 

A Natural Cotton Color também apresenta suas novas criações em um desfile e em um showroom em ações paralelas à semana de moda de Milão, de 20 a 26 de setembro. A marca se posiciona no mercado italiano com peças femininas e masculinas produzidas em algodão orgânico e seda, com detalhes artesanais, e diversas inovações.

Outro diferencial da marca é o uso de jacquard de algodão orgânico colorido com seda e o uso de denim que não passa pelo processo de tingimento, um tecido diferenciado e que possui patente requerida no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A empresa ainda usa tecidos planos feitos em tear manual. 

Entre as técnicas artesanais, vale destacar o bordado labirinto aplicado por artesãs diretamente sobre as peças. Outra inovação da empresa é o rastreamento dos tecidos, que permite que o consumidor leia informações como localização, origem e processo de produção das peças. 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

lançamentos, sustentabilidade, Tecnologia