Texbrasil divulga ações estratégicas no mercado internacional para o primeiro semestre de 2025
O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apresenta o calendário de ações comerciais para o primeiro semestre de 2025.
Essas ações visam preparar, informar, promover negócios e fortalecer a presença de empresas brasileiras nos principais mercados internacionais, promovendo os setores de cama, mesa e banho, têxtil e insumos, vestuário, moda praia e acessórios.
Confira as ações e programe sua participação!
Ações comerciais
- Heimtextil (14 a 17 de janeiro) – Alemanha
Focada no setor de cama, mesa e banho, essa feira é uma oportunidade para as marcas brasileiras demonstrarem sua qualidade e inovação no mercado global. - Première Vision NY (14 e 15 de janeiro) – EUA
Evento para têxtil e insumos, estúdios de estamparia e acessórios, com foco no mercado norte-americano, promovendo parcerias e exposição de produtos brasileiros. - Colombiatex (28 a 30 de janeiro) – Colômbia
Uma das maiores feiras de negócios têxteis na América Latina, a Colombiatex é uma feira têxtil para diversos segmentos: têxtil, insumos e estúdios de estamparia. Plataforma importante para fomentar negócios com parceiros latino-americanos. - Paris Prints (9 a 11 de fevereiro) – França
Dedicada ao segmento de estamparia, a feira Paris Prints é uma plataforma para marcas apresentarem designs únicos e criativos que atendem às demandas da indústria da moda, conectando empresas brasileiras ao mercado europeu. - Playtime & Kid’s Hub NY (09 a 11 de fevereiro) – EUA
Com foco no mercado infantil, essa feira apresenta um cenário único para empresas brasileiras que desejam explorar oportunidades de negócios nos Estados Unidos, apresentando produtos voltados para o público infantil e seus nichos de mercado. - Première Vision Paris (11 a 13 de fevereiro) – França
Em um dos maiores polos de moda mundial, o Texbrasil apoia a presença das empresas brasileiras no segmento têxtil, insumos e estamparia, conectando-as ao mercado europeu. Essa feira é uma oportunidade única para as marcas apresentarem sua criatividade e inovação em estampas para a indústria da moda internacional. - Coterie (18 a 20 de fevereiro) – EUA
Focada em vestuário, calçados, bolsas e acessórios, a Coterie é uma oportunidade para conectar marcas brasileiras a compradores internacionais dos Estados Unidos. - Rodada de Negócios Fevest (24 a 27 de junho) – Brasil
Com foco na moda íntima, essa rodada de negócios acontece em Nova Friburgo e promove novas oportunidades de exportação e visibilidade para marcas nacionais. - Swimshow (31 de maio a 2 de junho) – EUA
Referência em moda praia e acessórios, a Swimshow é uma plataforma estratégica para que as marcas brasileiras de moda praia mostrem seu potencial e inovação. - Colombiamoda (29 a 31 de julho) – Colômbia
Reconhecida como a maior plataforma de moda da América Latina, a Colombiamoda promove um ambiente de expansão e visibilidade para as marcas brasileiras no mercado latino-americano.
Empresas interessadas nas feiras e eventos de negócios devem entrar em contato com gabriella@abit.org.br .
Ações de conteúdo e capacitação:
- Workshop sobre Argentina (fevereiro)
Evento trará um balanço do primeiro ano do governo de Javier Milei e as perspectivas para o comércio exterior entre Brasil e Argentina, dado que a Argentina é historicamente o maior mercado externo do têxtil brasileiro. O workshop será híbrido e apresentado pela consultoria MAP Latam. Empresas interessadas, entrar em contato com jaqueline@abit.org.br .
- Radar de Sustentabilidade (fevereiro e maio)
Durante o ano de 2025 ofereceremos 4 edições de workshops virtuais sobre a agenda global de sustentabilidade com foco nas regulamentações e exigências internacionais, principalmente as que estão sendo discutidas no âmbito da União Europeia. No primeiro semestre, abordaremos dois grandes blocos temáticos: produto e governança, com a participação de especialistas e conduzidos por consultoria especializada no setor. Empresas interessadas, entrar em contato com Luiza em: luiza@abit.org.br
- Estudos de Mercados – Panamá e Angola (março e junho)
Para impulsionar as exportações brasileiras, realizaremos estudos personalizados sobre os mercados panamenho e angolano. No Panamá, exploraremos oportunidades no setor de cama, mesa e banho, e em Angola, nos concentraremos em têxteis. Através de visitas e reuniões com key players locais, mapearemos as demandas e expectativas desses mercados. Os resultados desses estudos serão compartilhados com as empresas do Texbrasil, oferecendo informações valiosas para expandir seus negócios no exterior. Empresas interessadas, entrar em contato com Henrique em: henrique@abit.org.br .
- Missão Global Fashion Summit (de 3 a 5 de junho)
O Global Fashion Summit é considerado o principal evento internacional sobre sustentabilidade na moda da atualidade. Organizado pela Global Fashion Agenda há mais de 10 anos, o fórum convida líderes de grandes marcas globais, representantes de produtores de vestuário e outros atores envolvidos com a Indústria da Moda para apresentarem suas estratégias e práticas de sustentabilidade e discutir maneiras de reduzirem seus impactos. As empresas interessadas em participar junto com a equipe da Abit poderão entrar em contato com Luiza em: luiza@abit.org.br.
- Consultoria para Comunicação em Sustentabilidade (sob demanda)
Vinte horas de consultoria com foco em transparência e no risco de greenwashing, visando o posicionamento de marcas brasileiras em mercados desenvolvidos e avançados na agenda de sustentabilidade. O atendimento parte de um diagnóstico da empresa sobre a divulgação das suas práticas de sustentabilidade, para a elaboração de um plano de ação e implementação de alterações previstas quanto à transparência e publicidade de suas informações. Empresas interessadas, entrar em contato com Luiza em: luiza@abit.org.br
- Mentoria para adequação de produto e posicionamento no mercado externo (sob demanda)
Dezesseis horas de assessoria individual a empresas no diagnóstico e na adequação de produtos e processos, preparando-as para os desafios do mercado internacional e atuando nas seguintes áreas: pesquisa, desenvolvimento e criação do produto, estratégia comercial, marketing e comunicação. Por fim, orienta a definição de modelagens bem como matérias-primas, acabamentos e material de comunicação – como catálogos e lookbook. Saiba mais clicando aqui.
- Capacitação em Comércio Exterior (sob demanda)
Vinte horas de trabalho divididas em quatro etapas: Introdução, Capacitação Teórica, Plano de Ação e Mentoria. Entre os temas tratados durante o atendimento destacam-se: orientação para o uso de ferramentas estratégicas no processo exportador; formação de tabela de preços e uso dos diferentes Incoterms; etapas para operacionalização de negócios internacionais; diagnóstico e indicação de plano de ação para cada empresa atendida. Saiba mais clicando aqui.
- Apoio para obtenção de Certificações Internacionais (sob demanda)
Investir em certificações não apenas demonstra a conformidade com padrões privados ou requisitos legais, mas também posiciona as empresas como líderes, aumentando sua competitividade e atratividade aos olhos dos consumidores e parceiros comerciais, além de ser um importante instrumento de redução de riscos.
Dada a relevância desse tema para as empresas participantes do Texbrasil em seus mercados-alvo, o Programa oferece apoio àquelas que buscam obter certificações internacionais dentro do período da vigência do convênio. Saiba mais clicando aqui.
- Estudos Customizados de Inteligência (sob demanda)
A equipe de Inteligência Competitiva do Texbrasil desenvolve estudos customizados para ajudar as empresas a analisar e compreender o mercado global no segmento Têxtil e de Confecção. Utilizamos dados oficiais de comércio exterior para identificar mercados com alto potencial de consumo, fornecemos informações sobre tarifas de importação e acordos comerciais preferenciais, além de realizar análises estratégicas de Market Share. Também mapeamos potenciais empresas importadoras e analisamos a concorrência nos mercados de interesse, permitindo uma visão completa para orientar suas decisões.
Empresas interessadas, entrar em contato com Henrique em: henrique@abit.org.br .
Essas iniciativas do Texbrasil reforçam o compromisso de impulsionar o setor têxtil e de moda do Brasil no mercado global, fomentando parcerias comerciais, incentivando a inovação e posicionando a indústria brasileira de forma competitiva no cenário internacional.
Conecte-se com o Texbrasil e planeje seu sucesso internacional no 1º semestre de 2025!
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades entre os setores econômicos do país. Representa a força produtiva de 23,6 mil empresas instaladas em todo o território nacional, que empregam mais de 1,33 milhão de trabalhadores e geram um faturamento anual de R$193,3 bilhões (dados de 2023). O setor têxtil e de confecção brasileiro é a quinta maior indústria têxtil do mundo.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
calendário, internacionalização